Missal: Agro indústria de cana de açúcar deve beneficiar mais de 70 famílias

1.754

Publicada 23 de Outubro, 2017 às 09:10

Compartilhar:

O processo de agro industrialização ganha espaço no Oeste do Paraná. Produtores rurais estão formalizando a atividade de produção e comercialização, um fator que estimula a profissionalização e gera mais renda. É o que ocorre em Missal, na Linha Glória, onde está em trâmites de implantação a uma agro indústria de derivados de cana de açúcar. Ao todo serão 70 famílias envolvidas no processo.

Esta semana foi realizado um seminário com os fornecedores de matéria-prima para o novo empreendimento. O evento foi organizado pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Solidária do Oeste do Paraná (Coafaso), com o apoio da Administração Municipal de Missal, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Instituto Emater, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O objetivo do seminário foi apresentar aos agricultores e autoridades do município o andamento do projeto da Coafaso junto ao Programa Inclusão Social e Produtiva da Itaipu e BNDES.

A agroindústria de derivados da cana tem o planejamento de produzir inicialmente 1 tonelada de açúcar mascavo por dia, beneficiando cerca de 70 famílias que serão os cultivadores da cana-de-açúcar para fornecer para a cooperativa. Paralelamente, toda a estrutura deve gerar empregos e renda, segundo o engenheiro agrônomo e assessor de cooperativas pela Biolabore com a Itaipu, Vinícius Mattia.

O procedimento geral, assim como a cooperativa e os setores de produção da cana, industrialização do açúcar e mercados que foram planejados pela equipe técnica foram apresentados. A próxima etapa de implantação será o envio do projeto aos órgãos financiadores para a aprovação final.

A Coafaso recebe assessoria da Biolabore pelo contrato com a Itaipu Binacional, para auxiliar no trabalho de implantação da agro indústria, assim como em outros projetos.

 Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal