UTFPR comemora 12 anos de transformação

1.143

Publicada 09 de Outubro, 2017 às 13:48

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

No último sábado (07), aconteceu a comemoração dos 12 anos da transformação do então Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET/PR) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Durante este período, o processo de expansão da instituição foi bastante significativo levando a instalação de 13 câmpus da UTFPR em praticamente todas as regiões do Paraná: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. 

 

A instituição tem como principais focos a graduação, a pós-graduação e a extensão. Oferta mais de 120 cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, além de mais de 50 cursos de mestrado e 08 cursos de doutorado. Investe no relacionamento com o setor empresarial e industrial e desenvolve inúmeras pesquisas aplicadas, da cultura empreendedora, de atividades sociais e extraclasse, dentre outros.

Atualmente, a comunidade da UTFPR alcança 2.809 professores, 1.169 técnicos-administrativos e mais de 37 mil estudantes nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

 

História centenária da UTFPR

A história da UTFPR teve início no século passado. Sua trajetória começou com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices em várias capitais do país pelo então presidente, Nilo Peçanha, em 23 de setembro de 1909. No Paraná, a escola foi inaugurada em um prédio da Praça Carlos Gomes, em Curitiba.

O ensino era destinado a garotos de camadas menos favorecidas da sociedade, chamados de "desprovidos da sorte". Pela manhã, esses meninos recebiam conhecimentos elementares (primário) e, à tarde, aprendiam ofícios nas áreas de alfaiataria, sapataria, marcenaria e serralheria. Inicialmente, havia 45 alunos matriculados na escola, que, logo em seguida, instalou seções de Pintura Decorativa e Escultura Ornamental.

Aos poucos, a escola cresceu e o número de estudantes aumentou, gerando a necessidade de uma sede maior. Então, em 1936, a Instituição foi transferida a sede atual, onde permanece até hoje. O ensino tornou-se cada vez mais profissional e em 1937, a escola começou a ministrar o ensino de 1º grau, sendo denominada Liceu Industrial do Paraná.


Cinco anos depois (1942), a organização do ensino industrial foi realizada em todo o país. A partir disso, o ensino passou a ser ministrado em dois ciclos. No primeiro, havia o ensino industrial básico, o de mestria e o artesanal. No segundo, o técnico e o pedagógico. Com a reforma, foi instituída a rede federal de instituições de ensino industrial e o Liceu passou a chamar-se Escola Técnica de Curitiba. Em 1943, tiveram início os primeiros cursos técnicos: Construção de Máquinas e Motores, Edificações, Desenho Técnico e Decoração de Interiores.


Antes dividido em ramos diferentes, em 1959 o ensino técnico no Brasil foi unificado pela legislação. A escola ganhou, assim, maior autonomia e passou a chamar-se Escola Técnica Federal do Paraná. Em 1974, foram implantados os primeiros cursos de curta duração de Engenharia de Operação (Construção Civil e Elétrica).

 

Em 1978, a Instituição foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), passando a ministrar cursos de graduação plena. A partir da implantação dos cursos superiores, deu-se início ao processo de "maioridade" da Instituição, que avançaria, nas décadas de 80 e 90, com a criação dos Programas de Pós-Graduação.


Em 1990, o Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Técnico fez com que o Cefet-PR se expandisse para o interior do Paraná, onde implantou unidades. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE), de 1996, que não permitia mais a oferta dos cursos técnicos integrados, a Instituição, tradicional na oferta desses cursos, decidiu implantar o Ensino Médio e cursos de Tecnologia. Em 1998, em virtude das legislações complementares à LDBE, a diretoria do então Cefet-PR tomou uma decisão ainda mais ousada: criou um projeto de transformação da Instituição em Universidade Tecnológica.


Após sete anos de preparo e o aval do governo federal, o projeto tornou-se lei no dia 7 de outubro de 2005. O Cefet-PR, então, passou a ser a UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) ? a primeira especializada do Brasil.


Das diferentes denominações à primeira Universidade Tecnológica do Brasil: 

- 1909 ? Escola de Aprendizes Artífices do Paraná 
- 1937 ? Liceu Industrial do Paraná 
- 1942 ? Escola Técnica de Curitiba 
- 1959 ? Escola Técnica Federal do Paraná 
- 1978 ? Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná ? Cefet-PR 
- 2005 ? Universidade Tecnológica Federal do Paraná ? UTFPR 

Assessoria

 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira