Itaipulândia: Projeto de Lei prevê diminuir incentivo pago aos estudantes e gera movimentação

6.995

Publicada 09 de Outubro, 2017 às 11:08

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na noite de domingo (8) uma iniciativa popular de universitários em Itaipulândia criou um grupo no WhatsApp com mais 240 participantes. O foco é um protesto a ser realizado na Câmara de Vereadores da cidade nesta segunda-feira, às 19h, contra um Projeto de Lei nº 39/2017 que institui o Programa Municipal de Subsídio do Município de Itaipulândia e define por reduzir o valor do subsídio que os estudantes recebem.

A secretária de Educação, Liane Gasparini, após ler o conteúdo do grupo entrou em contato com um dos participantes do grupo para "esclarecer a situação". Em entrevista, Liane afirmou que "está acontecendo uma inversão dos fatos" com motivação política da oposição. A secretária aponta que não haverá mudanças para atuais estudantes: "quem já tem o benefício não vai ser alterado em nada e a projeção é que tem que fazer alguns cortes para os novos".

Como argumento Liane Gasparini disse que hoje Itaipulândia "tem 12 linhas de transporte universitário" e que por isso o dinheiro está acabando. No entanto, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, em 2017, a cidadezinha de 10 mil habitantes do Oeste do Paraná irá receber ao todo, R$ 39.903.146,45 em royalties da Itaipu Binacional, segundo a ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Ela afirmou ainda que a Prefeitura de Itaipulândia irá publicar uma nota nesta segunda-feira esclarecendo a situação e que dará entrevista na rádio comunitária da cidade sobre o assunto.

Uma dos 240 universitários participantes do grupo chamado "Mobilização SUBSÍDIO" não quis se identificar, mas se posicionou sobre a medida: "Não acho justa essa decisão, tem tantas coisas mais importantes pra serem decididas. Se apoiam tanto a educação por que reduzir uma ajuda aos estudantes? Isso só vai fazer as pessoas desistirem de cursar uma faculdade" - comenta.

Release: Alexandre Martins

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Itaipulândia