Nascente é recuperada na comunidade de Linha São Francisco em Missal

1.560

Publicada 09 de Outubro, 2017 às 10:55

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na sexta-feira, 06 de outubro, um grupo de pessoas, representantes de diversas entidades, auxiliaram no trabalho de proteção de nascente, na Fazenda São Francisco, propriedade de José Luiz Barth, em Linha São Francisco, interior de Missal. Essa é mais uma atividade alusiva ao Programa Encontros e Caminhos, da Itaipu Binacional. 

Esta etapa foi organizada por diversas entidades, como Itaipu Binacional, Conselho dos Municípios Lindeiros, Administração Municipal, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Emater, Cresol, Coletivo Educador, Coletivo Jovem, Comitê Gestor e voluntários. 

A técnica introduzida foi a de solo-cimento, comumente usada nas proteções de fonte. Inicialmente é feita a limpeza do local, para identificação do olho d'água, em seguida reveste-se as paredes com a massa, e é construída uma taipa para formar o reservatório que é preenchido com pedras e selado com a massa. A água protegida sai limpa pelos canos em menos de 2 horas depois. 

Essa água será encanada e usada por declividade na descedentação animal e para usos diversos na sede da Fazenda. O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Fetzner, lembra que as pessoas que possuem alguma nascente na propriedade, segue o cadastramento das mesmas na secretaria. "Várias já foram protegidas e com o empenho de todos, em breve teremos um bom número de fontes preservadas", comemora.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal