Audiência pública sobre saúde básica debate principais problemas em Medianeira

1.980

Publicada 06 de Outubro, 2017 às 11:22

Compartilhar:

Na tarde de ontem, no CPC Arandurá, através do projeto SUSCOM+, foi realizada a Audiência Pública, para oitiva da população com questões referentes aos principais problemas de saúde básica do Sistema Único de Saúde (SUS), de Medianeira.

O projeto é idealizado pelo Ministério Público do Estado do Paraná, e contou com a presença de representantes do poder público do município, do estado, e do Ministério da Saúde, bem como profissionais da área da saúde básica, colaboradores de empresas do município, representantes de entidades e os munícipes.

A intenção da audiência é a identificação dos principais problemas, através da manifestação da população. Durante a audiência as pessoas puderam relatar fatos, deficiências do sistemas, reclamações, entre outros pontos de destaque.

Após o debate e explicação de diversos assuntos pelos responsáveis da Secretária de Saúde, foram decididas algumas ações a serem tomadas, sendo essas as mais votadas pelos presentes. Essas ações foram registradas em um termo de compromisso, ao qual os responsáveis pela saúde básica do município assinaram, lembrando que há um tempo para que se cumpra esse termo. (Leia o termo abaixo)

Como prioridade para atuação da gestão local na construção da atenção básica a seguinte questão: a melhoria do processo de informação na rede de saúde.

Para atuar em face da prioridade, as ações a serem tomadas são:

1.       O município de Medianeira, por intermédio da Secretária Municipal de Saúde compromete-se neste ano a:

1.1   Publicar, de modo visível, em todas as unidades de saúde, o horário de funcionamento, o nome dos profissionais e carga horária disponível de cada profissional;

1.2   Realizar, uma vez ao mês, uma atividade educativa em fila de espera, de forma a expor o modo de funcionamento do Sistema Único de Saúde;

1.3   Expor, na programação TVBox, vídeos informativos sobre a organização do Sistema Único de Saúde em geral e informações locais (horário de funcionamento, forma de encaminhamento, fechamentos por motivos de força maior, etc).

1.4   Publicação e atualização periódica, em link de fácil acesso; no site do Município, o nome dos profissionais e local em que prestam serviços, especialmente em relação aos médicos.

1.5   A publicação da fila de espera para especialidade, exames de alto custo e cirurgias em site do município, permitindo o acesso da população à sua posição na fila de espera.

Os itens 1.2,.1.2,1.3 e 1.4 devem ser cumpridos até 30 de novembro de 2017. O item 1.5, até 31 de dezembro de 2017.

Uma nova audiência pública será realizada, em data a ser definida e publicada, com o objetivo de prestação de contas, apresentação de resultados, e manifestação da comunidade a respeito.

Redação Guia Medianeira

 

 

 

 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira