Prefeitura de Missal e Unila assinam convênio para identificar o perfil de adoecimento por Câncer no município

1.858

Publicada 03 de Outubro, 2017 às 10:43

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

No final da tarde de segunda-feira, 02 de outubro, a Administração Municipal de Missal e a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-americana), assinaram um convênio referente ao projeto "Estabelecimento do Perfil de Adoecimento Oncológico da População de Missal". A cerimônia ocorreu na Câmara de Vereadores de Missal. 

O objetivo é justamente identificar quais os fatores levam a grande incidência de casos de Câncer no município, para a partir disso, estabelecer políticas públicas mais eficazes no combate dessa doença. Infelizmente, no último ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde, foram 2451 procedimentos ambulatoriais de Missal na área da Oncologia, o que representa 22,56% da população do município, enquanto a média de procedimentos em toda Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, é de 10,72%. 

O trabalho de pesquisa que será desenvolvido pela Instituição de ensino, é de longo prazo, e mesmo antes da assinatura do convênio, os alunos, coordenação do curso de Medicina, pesquisadores, estão se reunindo e dando encaminhamento ao levantamento de dados do município e da região. As entrevistas serão feitas pelas ACS's (Agentes Comunitárias de Saúde) de Missal e após isso, esses dados serão analisados pela Unila.  

A Administração Municipal de Missal colocou à disposição os servidores da saúde para auxiliar no que for preciso para dar andamento ao projeto, denominado Smile, Sorriso em Inglês, que para o Coordenador do curso de Medicina da Unila, professor Luiz Fernando Zarpelon, o nome significa o que querem atingir com o resultado final, os sorrisos estampados no rosto da população. 

O evento contou com a participação do Prefeito de Missal, Hilário Jacó Willers (Maneco), vice-prefeito, Eduardo Staudt, Secretária de Saúde, Carla Teresinha Laismann, do Reitor da Unila, Gustavo Oliveira Vieira, do Chefe da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Ademir Ferreira, do Presidente do complexo hospitalar Uopeccan, Ciro Kreutz, vereadores, Conselho Municipal de Saúde, Representantes da Sanepar e servidores municipais. 

O Coordenador do Curso de Medicina da Unila, Luiz Fernando Zarpelon, o Professor de Psicologia Médica da Unila, Robson Zazula e a professora Adjunta da Unila, Maria Leandra Terencio, e demais professores da Unila, estiveram no evento. Eles participaram de diversas reuniões com representantes da Secretaria de saúde, anterior a assinatura do Convênio. Alunos da Unila, que farão parte do projeto, também acompanharam a cerimônia em Missal.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal