Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu

Alunos do 3º ano estudam os Três Poderes

1.142

Publicada 25 de Setembro, 2017 às 14:11

Compartilhar:

Em incentivo ao aprendizado, os alunos dos terceiros anos A,B e C da Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu, no estudo dos Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) estiveram visitando a Câmara Municipal e também as dependências da Prefeitura Municipal, como o Gabinete do Vice prefeito Diogo Rodrigo Achtenberg e do Prefeito Municipal Luiz Carlos Ferri.

 


O PODER LEGISLATIVO

 


Essa é a parte do Estado que tem como função elaborar e modificar as leis, tanto as leis constitucionais, que valem para o país todo, como as leis menores, que são válidas apenas nos municípios.

O poder Legislativo do país é composto pelos deputados estaduais, deputados federais e senadores. Já o poder Legislativo dos municípios é composto pelos vereadores. Todos esses cargos que compõem o poder são também chamados de parlamentares.

O PODER EXECUTIVO
É o poder Executivo que vai executar as leis feitas pelo legislativo. É o responsável por colocar as leis e políticas sociais em prática. Fazem parte do poder Executivo: os prefeitos, que administram os municípios; os governadores, que administram os estados; e o presidente da República, que administra o país.

O PODER JUDICIÁRIO
Esse poder é responsável por avaliar as leis criadas pelo Legislativo, observar se elas obedecem à Constituição Federal e também é responsável por julgar todos os tipos de crime (roubo, sequestro, assassinato, etc.) e dar a sentença de prisão para os infratores da lei.

O poder Judiciário é representado pelos juízes e desembargadores, tem como instância máxima o Supremo Tribunal Federal (STF), ou seja, precisam sempre obedecê-lo, e é o único dos três poderes em que as pessoas que lá trabalham não são eleitas democraticamente pelo povo através de eleições, mas sim através de concursos públicos.

 Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Serranópolis do Iguaçu