Vigilância Sanitária de Missal desenvolve pesquisa sobre Leishmaniose Visceral Canina

O resultado foi comemorado pela equipe, pois nenhum dos animais coletados apresentou o vírus

1.326

Publicada 21 de Setembro, 2017 às 09:40

Compartilhar:

Entre os dias 02 e 05 de Maio de 2017, foi realizada uma pesquisa em Missal a fim de identificar animais soropositivos para leishmaniose visceral canina (LVC). A referida pesquisa foi mediada pela Medica Veterinária da 9ª Regional de Saúde, Eliane M. Pozzolo, com apoio da Chefe da Vigilância Sanitária Municipal, a Médica Veterinária Elen P. N. Macorim e os estagiários Gustavo Armando Back de Macedo e Luana Caroline Rohde. 

O trabalho foi realizado de casa a casa, abordando as famílias, convidando-as a participar da pesquisa e preenchendo uma ficha Individual do Animal. Coletou-se amostra sanguínea de 97 animais em diversos pontos da cidade, passando pelo centro e bairros, posteriormente essas amostras foram centrifugadas e realizado o teste rápido TR-DPP. 

Animais considerados Reagentes foram enviados à LACEN/CTBA para confirmação. Nesse caso ficaram 06 amostras como indeterminados. Todas as alíquotas viáveis foram enviadas para UFPR para testes sorológicos. 

Nenhum dos animais coletados apresentou soropositividade para Leishmaniose Visceral Canina. Vale ressaltar a importância dos cuidados necessários, em caso de deslocamento para Foz do Iguaçu, ou mesmo outras cidades endêmicas, com animais domésticos, o expondo a situação de risco a infecção da doença. Procure um Médico Veterinário para melhores orientações de prevenção. 

A interação entre as secretarias foi de fundamental importância para a execução das atividades básicas, bem como das instituições para a realização dos exames. 

A leishmaniose visceral canina é uma patologia causada por um protozoário do gênero Leishmania, transmitido pela fêmea de flebetomínios, que tem o cão como principal reservatório doméstico da doença e é de grande importância em saúde pública por se tratar de uma zoonose, ou seja, transmite do animal para o humano.

Fonte: Assessoria

** Envie notícias, fotos, vídeos e sugestões para o Guia Medianeira pelo WhatsApp CLICANDO AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Orto.com - Centro De Odontologia Moderna

(45) 3264-5372

(45) 99998-6036

Rua Parana, 1920

Mecânica e Guincho Mendes Car

(45) 3264-9115

(45) 99820-7647

Rua Santa Catarina, 4733

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal