Projeto do USF capacita professores de Medianeira sobre Acuidade Visual

1.260

Publicada 19 de Setembro, 2017 às 08:12

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A professora Sueli Fermino, 53 anos, trabalha em um centro de atendimento a pessoas com deficiência visual, na cidade de Medianeira, no Oeste do Paraná. Ela era uma das 28 pessoas que participaram de uma capacitação sobre cuidados visuais, na manhã do dia 13 de setembro. Todos docentes da rede pública de Medianeira. A ação foi desenvolvida pela equipe do projeto de extensão "Detecção e prevenção de problemas visuais", da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste. Segundo Sueli, a capacitação é de extrema relevância. "Sabemos que um problema de visão interfere de maneira significativa, dificultando a aprendizagem. Assim, se detectado o problema de forma precoce, as chances de minimizar isso, e muitas vezes até solucioná-lo, é bastante grande", explica.

De acordo com a bolsista recém-formada em Enfermagem, Ivanete Nascimento, ações como esta geram uma expectativa de que os professores capacitados atuem com maior atenção ao trabalhar com as crianças: "Todos os docentes foram treinados quanto ao método de avaliação de acuidade visual. Espera-se que eles sejam multiplicadores das ações de promoção da saúde ocular, dos alunos da rede pública do Ensino Fundamental do município". 

A professora Sueli destaca que esse é um assunto levado a sério há muito tempo na cidade de Medianeira: "Desde 2006 temos um projeto chamado Olhos da Minha Escola, em que testes de acuidade visual são feitos e, com uma parceria dos oftalmologistas, todas as crianças que apresentam perda nos testes de acuidade são examinadas", informa Sueli. "No caso de necessitarem de óculos, todas recebem suporte do Sistema Único de Saúde, o SUS, mas sabemos a realidade que temos aqui não é a de outros municípios. Então, essa capacitação é muito válida em toda região", finaliza.

O projeto, coordenado pelo professor Oscar Kenji Nihei, do Departamento de Enfermagem do Campus de Foz do Iguaçu, fará outras ações como esta ainda neste ano. "No dia 25 de setembro, no campus de Foz do Iguaçu, haverá uma capacitação com a presença de mais de 80 professores. Cada professor vem representando uma escola ou um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil). E, no dia 17 de outubro, será realizado outro treinamento em Matelândia, que ainda está sendo divulgado entre as escolas", explica a bolsista Ivanete Nascimento.

O Detecção e prevenção de problemas visuais é uma das mais de 100 propostas aprovadas nos últimos editais do Universidade Sem Fronteiras, que são financiadas com recursos obtidos por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, a Seti/PR.

Para saber mais sobre este e outros projetos, acesse www.unicentro.br/midiaememoriasemfronteiras

Jasmine Horst - Jornalista, Mestre em Letras.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira