Nasf de Missal já é referência na região

1.142

Publicada 13 de Setembro, 2017 às 15:45

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) de Missal, já está sendo considerado referência na região. As atividades iniciaram, de forma planejada, em julho desse ano e já está alcançando resultados muito positivos. A equipe que atua em Missal, está sempre buscando conhecimento, aperfeiçoamento e ideias em municípios que desenvolvem atividades há mais tempo. 

No último dia 05 de setembro, o Nasf de Missal recebeu a visita de representantes do Nasf de São Miguel do Iguaçu, justamente para uma troca de ideias e conhecimentos. De acordo com as informações repassadas pelo grupo que esteve em Missal, São Miguel possui o Nasf, mas ainda encontram algumas dificuldades para desenvolver as atividades, portanto visitaram Missal para visualizar as atividades desenvolvidas. 

Estiveram em Missal, para essa visita, a Fisioterapeuta, Elizabete Manente Rocha, a Nutricionista, Sandra de Araújo Vitorassi e o coordenador do Nasf, João Carlos Felisberto. João destaca que foi um momento de crescimento para a equipe e para o município de São Miguel. "Fomos bem acolhidos, tiramos nossas dúvidas", observa. João agradeceu a equipe de Missal. "Obrigado por repassar aquilo que estão desenvolvendo e que está dando certo", acrescenta. 

O coordenador de São Miguel afirmou ainda que gostou muito da equipe de Missal. "É uma equipe bastante acolhedora", elogiou. "É um primeiro passo, ninguém vai a lugar nenhum sem dar o primeiro passo, e fico feliz por ter uma equipe de referência, que está trabalhando unida, com suporte de gestão, e por isso vamos continuar em contato, sempre na busca de mais informações, pra poder implantar em nosso município essas atividades que estão dando certo em Missal", conclui João. 

A coordenadora do Nasf em Missal, Fabiane Ferst Lima, agradece o imenso apoio que a equipe está recebendo da Administração Municipal. "Sem o apoio do Poder Público, esses projetos e atividades não teriam como ser desenvolvidos", afirma. Os integrantes do Nasf em Missal, destacam ainda a União da equipe de trabalho como um diferencial na conquista dos resultados. 

Segundo relatos, há empresas do município interessadas em oferecer apoio para desenvolver as atividades, também devido aos ótimos resultados obtidos em tão pouco tempo de implantação.

 

Atividades do Nasf em Missal

 

Estão sendo desenvolvidas atividades em quatro áreas de atuação, sendo na Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e fonoaudiologia. São 07 profissionais que estão na equipe, atuando diretamente. Todos realizam visitas à acamados e recém-nascidos (Puerperal), também desenvolvem reuniões mensais com as equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família de todas as Unidades). 

 

Fisioterapia (Fabiane Ferst Lima e Patrícia Klein)

- Grupo de Postura (Pessoas com problema de coluna)

- Hiperdia (Atividade Física para o Hiperdia, atendendo Hipertensos e Diabéticos)

- Auricoloterapia (Grupo de Emagrecimento)

 

Nutrição (Jaqueline Schons)

- Grupos de Emagrecimento (Fazem caminhadas, recebem palestras e orientações, também com médicos e psicólogos)

- Caminhadas de Rua (No centro e no Bairro Renascer)

 

Psicologia (Mônica Winter e Neusa Dellalibera)

- Grupo Colcha de Retalhos (Para pessoas com depressão e ansiedade)

 

Fonoaudiologia (Mary Lô Kreutz)

- Acolhimento nos CMEI's com orientação aos profissionais que atuam diretamente com as crianças

 

A Assistente Social, Ivanete Mallmann, também acompanha o grupo Colcha de Retalhos e as visitas domiciliares.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal