CTG Sentinela dos Pampas recebe chama crioula e dá início a Semana Farroupilha

Ao todo a chama percorrerá 250km, por todas as cidades da 12ª Região Tradicionalista

1.595

Publicada 12 de Setembro, 2017 às 09:50

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na noite de ontem, segunda-feira (11), o CTG Sentinela dos Pampas de Medianeira, recebeu a comitiva de cavalgada da 12ª Região Tradicionalista, que trouxe a Chama Crioula, símbolo do tradicionalismo gaúcho, dando início a Semana Farroupilha que vai até o dia 20 de setembro, dia do gaúcho.

Irineu Motter é o coordenador da cavalgada neste ano e falou um pouco mais sobre a importância deste ato: "No tradicionalismo gaúcho, temos como marco que sustenta o resgate desse orgulho de ser gaúcho, dos trajes e da tradição, a chama crioula. Ela foi o símbolo que concretizou o tradicionalismo gaúcho e isso aconteceu em 1947, quando os bravos gaúchos foram na Pira da Pátria, Paixão Cortes e seus comandados, em Porto Alegre, e tomaram uma centelha da chama e levaram para cultuar durante vários dias, até chegar o dia 20 de setembro, que é o dia da comemoração do gaúcho. De lá para cá o gaúcho passou a não ter mais vergonha de ser gaúcho, de usar os trajes gaúchos, do sistema gaúcho. Temos que cultuar e manter essa tradição, porque foi assim que ela se originou. Esse é um evento cultural, passamos por todos os CTG a pata de cavalo, levando essa chama crioula com esse sentimento de família, de integração, de sustentação desses princípios que o tradicionalismo traz para as famílias que frequentam os CTG, que são simpatizantes, ou no seu dia a dia tem essa vivência".

A cavalgada passou pelas cidades de Pato Bragado, Santa Helena, Diamante do Oeste, São Roque/Missal, Itaipulândia, Maralúcia, Medianeira, irão passar ainda por São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu e chegam a Foz do Iguaçu do dia 13 , e o coordenador garante que em todos os lugares receberam manifestações de apoio das mais variadas formas: "Desde motoristas de caminhões, acenos, buzinas, sabemos que por trás daquele manifesto de aprovação a cavalgada, está de acordo com os seus princípios também. Saímos de Pato Bragado no dia 07 de setembro e chegaremos em Foz do Iguaçu no dia 13, são 250km, passando por todos os CTG da 12ª região tradicionalistas. Tudo isso no lombo dos cavalos, são mais de 40 participantes em nossa comitiva montados, mais a comitiva de apoio, temos participantes de 9 CTG".

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira