Por racismo, E o Vento Levou é retirado de cinema americano

"Não podemos mostrar um filme insensível a grande parte da população local". O clássico foi acusado por exibir cenas de racismo.

1.992

Publicada 29 de Agosto, 2017 às 09:07

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

As tensões raciais continuam acaloradas nos Estados Unidos. Após a passeata de supremacistas brancos em Charlottesville e o discurso controverso de Donald Trump, condenando "excessos dos dois lados", o cinema Orpheum, em Memphis, preferiu retirar o clássico E o Vento Levou de sua programação.

O local é acostumado a exibir filmes antigos, mas o épico, passado na Guerra Civil, despertou protestos pelo retrato estereotipado e servil da população negra. Vale lembrar que 64% dos habitantes da cidade são negros. Nas redes sociais, parte dos espectadores defendia a exibição como forma de aprendizado de um passado a não repetir, mas outros se sentiam ofendidos com o teor do filme.

A empresa se pronunciou oficialmente sobre o caso: "o Orpheum agradece os comentários de seus membros sobre a programação. Nossa organização tem a missão de divertir, educar e esclarecer a comunidade, e não pode mostrar um filme insensível a grande parte da população local".

De fato, a representação de homens e mulheres negros tem sido muito mais questionada nos cinemas, de modo que estereótipos de antigamente (o blackface , por exemplo) não costumam ser aceitos nos dias de hoje. As redes sociais têm ajudado minorias a exigirem respeito e representatividade no cinema.

Embora E o Vento Levou seja um clássico do cinema, outras obras de teor questionável também o são: O Nascimento de uma Nação ostenta conteúdo abertamente racista, enquanto O Triunfo da Vontade utilizou as técnicas mais modernas do cinema para venerar as ideias nazistas. Ou seja: os tempos mudam, os espectadores também.

Concorda com a decisão do Orpheum?

Fonte: Terra

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo