Produtores de Leite de Missal participam de Curso sobre Reforma de Pastagem

630

Publicada 16 de Agosto, 2017 às 16:30

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Produtores de Leite de Missal participaram na quarta-feira, 16 de agosto, de um curso abordando a Recuperação e Reforma de Pastagem, cujo objetivo principal é melhorar a qualidade do alimento que é disponibilizado ao gado leiteiro, e dessa forma aumentar a produção, com menor custo ao produtor e maior qualidade do leite.

O curso é uma parceria entre Emater local e Administração Municipal de Missal, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O Secretário Municipal de Agricultura, Altair Fetzner, afirmou que um dos objetivos é trazer novidades aos produtores no que se refere a Reforma de pastagem, bem como apresentar como anda o processo do programa de recuperação de pastagem por parte do município. 

Ainda segundo o secretário, a Emater possui a chamada pública para o leite, onde são atendidos 100 produtores e o município está fazendo uma parceria com esses produtores, para anteder na propriedade de cada um. ?O município vai subsidiar insumos para a reforma da pastagem para um hectare em cada propriedade?, explica. ?A procura pelo programa está muito grande, esperamos que esse trabalho tenha um bom êxito?, exclama Altair.  

Ele cita ainda que o município também está implantando pastagens com sementes melhoradas, já testadas, com capacidade de massa maior. ?Com isso queremos aumentar a produção de leite em cada propriedade e estimular o produtor a aumentar esse trabalho, não só naquele hectare que o município está ajudando, para que produzam mais leite, com maior qualidade e com o custo menor?, detalha Fetzner.

Palestra

Na palestra o Engenheiro Agrônomo, especialista em Reforma de Pastagem, Alcides José Debertolis, apresentou técnicas para fortalecer a atividade leiteira no município de Missal. ?Sabemos que o Oeste do Paraná é muito forte na questão do leite, mas percebemos que podemos melhorar muito na área de pastagem?, observa.

Alcides abordou as questões de recuperação e reforma de pastagem, principalmente mostrando detalhes que devem ser observados na implantação, apresentando as principais espécies forrageiras, alertando com relação a importância da adubação e manejo da pastagem. ?Eu vejo que com isso, tem uma chance maior de sucesso, após a implantação do programa?, afirma.

O engenheiro agrônomo ainda apresentou que para produzir mais é preciso disponibilizar uma quantidade maior de alimento. ?A partir do momento que disponibilizamos uma boa alimentação para o rebanho, a chance de aumentar o volume e a qualidade do leite é muito grande, portanto precisamos não se preocupar apenas com os animais, com raça, qualidade genética, mas precisamos nos preocupar, também, com a alimentação do rebanho?, alerta Debertolis.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal