Ciclistas de Medianeira e Serranópolis fazem abaixo assinado para Ciclovia entre os dois municípios

5.307

Publicada 15 de Agosto, 2017 às 14:05

Compartilhar:

Os líderes dos grupos de pedal de Medianeira e Serranópolis do Iguaçu, se reuniram para formalizar uma carta aberta em favor da ciclovia entre os dois municípios. 

O primeiro passo foi encaminhar esta carta, ao Deputado Estadual Ademir Bier, pedindo seu apoio para garantir a segurança dos ciclistas que utilizam a PR-495, melhorando a mobilidade neste trecho por meio da implantação de uma ciclovia, adequada à demanda real e potencial existente. 

Para os líderes dos grupos, há convicção que o desejo desse projeto reflete não apenas uma demanda importante dos habitantes e ciclistas das duas cidades, como também pelo bom entendimento das políticas públicas de mobilidade urbana. 

O trecho entre as duas cidades é uma área estratégica para a prática do ciclismo. São aproximadamente 14 km, que se deslocam centenas de ciclistas e simpatizantes do esporte, que percorrem esta rodovia até as margens do Parque Nacional do Iguaçu em Serranópolis, além de explorarem outras estradas secundárias no meio rural. 

Eles também citam na carta as pessoas que gostariam de utilizar o trajeto, mas por conta de não haver um acostamento não o fazem. Importante frisar que em épocas de safra fica impossível a prática do esporte naqueles km. 

Os 14 km entre os dois municípios é o principal elo de encontro à futura Rota Turística Beira Parque, que ligará Cascavel à Foz do Iguaçu.

A partir disso, foram apresentadas um conjunto de demandas, produzidos em ampla articulação local:

- Há cidadão que reside em Serranópolis e vem e volta todos os dias de bike. Esta é uma grande oportunidade para que haja maior segurança no local, para essa e outras pessoas que utilizam esse meio de transporte. 

- A confidência de muitas pessoas que não tomam a iniciativa de pedalar neste trajeto pela falta de segurança. 

- Irá ajudar no desenvolvimento da região de Serranópolis e Medianeira, oportunizando o fomento ao turismo, dando maior visibilidade à localidade, uma vez que a região tem que conviver com a Estrada do Colono fechada. 

- Nosso país está atrasado nesse esporte em torno de 20 anos ou mais. Precisamos avançar neste ponto, muito embora muita gente não seja tão perceptível. Para crescimento cultural dos cidadãos de nossa região. 

- Este esporte pode ser usado como incentivo para um meio de transporte contribuindo para uma melhor qualidade de vida, barulho, segurança e trafego, como semáforos, logísticas e problemas de estacionamento, resolvendo também problemas de mobilidade na região. 

Dessa forma, atingindo todos os interesses da comunidade, esses ciclistas e líderes de grupos de cicloturismo, irão recolher assinaturas da comunidade em geral, para que haja participação de interessados. Mais uma forma de chamar atenção para a real necessidade desta ciclovia. 

A expectativa é de que mais de 5 mil assinaturas serão recebidas. Após o abaixo assinado ser concluído, haverá a formalização do mesmo, e envio ao Deputado, juntamente com a Carta Aberta. 

O que se espera é um retorno confirmando o apoio da autoridade, para que o projeto possa ter continuidade e se torne uma realidade. 

Se você quiser assinar, entre em contato pelos números: (45) 9 9106-2524 ou (45) 9 9935-8884.

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira