Medianeirense é ordenado como primeiro Diácono Permanente do município

5.060

Publicada 14 de Agosto, 2017 às 10:38

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na última sexta-feira (11), João dos Santos foi ordenado Diácono Permanente em uma linda celebração na Igreja Matriz de Medianeira. 

Além de sua família, estiveram presentes os Diáconos Permanentes da Diocese de Foz do Iguaçu, sacerdotes de todos o estado do Paraná, e a ilustra presença do Bispo Dom Dirceu. 

Dedicado a vida na Igreja, João dos Santos e sua família são exemplos de fé e caridade na comunidade em que vivem, Sagrada Família de Nazaré, Bairro Nazaré. Após muitos anos como ministro da eucaristia, resolveu ir em busca de algo mais. 

O ministério eclesiástico, que é o ministério dos homens dedicados ao serviço de Deus, compreende três diferentes graus do sacramento da ordem sacerdotal: os bispos, os sacerdotes e os diáconos. Dois destes graus participam ministerialmente do sacerdócio de Cristo: a ordem episcopal, correspondente aos bispos, e a ordem do presbiterado, correspondente aos padres.

No entanto, há uma diferença muito importante entre diáconos e sacerdotes.

Enquanto os sacerdotes ordenados da Igreja latina são geralmente escolhidos entre homens crentes que vivem como celibatários, ou seja, que não se casam e que têm o propósito de guardar o celibato pelo Reino dos Céus, os diáconos podem se casar.

Este diaconato permanente é um enriquecimento importante para a missão da Igreja.

Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja latina restabeleceu o diaconato como um grau particular dentro da hierarquia, enquanto as Igrejas do Oriente sempre o mantiveram assim.

Dessa forma, os homens casados que se dedicam a ajudar a Igreja por meio da vida litúrgica, pastoral ou nas obras sociais e caritativas podem se fortalecer recebendo a ordem do diaconato, unindo-se mais intimamente ao altar, para cumprir seu ministério com maior eficácia, por meio da graça sacramental do diaconato.

Assim, a Igreja Católica, como na parábola do homem que tira algo novo e velho do seu tesouro, está sempre oferecendo formas novas de entrega em sua tarefa de ajudar a humanidade inteira.

No ato da ordenação, a mensagem que o Bispo Dom Dirceu foi para que João dos Santos trabalhe em prol da caridade: ?Eu prefiro ver um sacerdote, um diácono, na estrada, com a batina cheia de poeira, do que trancado em uma sala (com o perdão da palavra) cheirando a incenso. Vá em busca daqueles que precisam, trabalhe pela caridade. Esse é o caminho que você deve seguir?. 

Para se tornar Diácono, João dos Santos precisou concluir a Faculdade de Filosofia e Teologia, para então conquistar o diaconato. 

Após a ordenação, João dos Santos e sua esposa fizeram um ato de agradecimento, e no final do mesmo, ele a pediu em casamento novamente, renovando assim os votos do matrimonio. Eles são casados há 34 anos e tem três filhos. 

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira