Palestra com Xico Graziano atraiu o público de Medianeira e região

Sustentabilidade no Agronegócio

2.355

Publicada 1º de Agosto, 2017 às 11:22

Compartilhar:

É possível produzir mais no agronegócio e preservar o meio ambiente? 

O engenheiro agrônomo e doutor em Administração Xico Graziano afirma que sim. Ele foi o palestrante que iniciou o ciclo de palestras CBN AGRO na noite de 31 de julho em Medianeira (PR), no Lar Centro de Eventos. Xico falou por cerca de uma hora e meia para um público de mais de 1.000 pessoas, uma plateia variada, composta principalmente por produtores rurais (homens, mulheres e jovens), acadêmicos, professores universitários, empresários e lideranças regionais. 

O engenheiro agrônomo falou muito sobre evolução científica e tecnológica, de Copérnico aos transgênicos, tanto na história da humanidade quanto na agricultura e pecuária. Segundo Xico, um dos objetivos da palestra é mostrar que o grande aliado para preservar e produzir ao mesmo tempo, além da educação, da cultura, e da conscientização, é a tecnologia. Ele compara a sustentabilidade com a globalização, não tem como ignorar, é necessário saber o que está sendo dito e ter conhecimento sobre o assunto. Graziano também listou o que é feito de correto ambientalmente no nosso território: o Brasil como campeão Mundial no recolhimento de embalagem vazia de agrotóxico, referência no plantio direto, preservação do solo, manejo integrado de pragas, mas outros pontos que ainda precisam melhorar como o bem-estar animal na bovinocultura. 

Xico alertou que não basta ter a tecnologia, é necessário organização. Por isso destacou o trabalho das cooperativas no agronegócio, pois o produtor rural precisa ser uma pessoa coerente com os tempos modernos, que vai atrás do conhecimento. Mencionou como exemplo as fontes de energia renováveis. O palestrante também instigou o público sobre o maior desafio para o futuro, segundo ele são os jovens, eles devem dominar a agenda da sustentabilidade. Ele se surpreendeu ao ver tantos jovens da Lar Cooperativa participando do evento voltado ao agronegócio, algo que não é comum nas outras regiões do Brasil. O evento foi promovido pela rádio CBN, com o apoio da FAEP ? Federação da Agricultura do Estado do Paraná, SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e a edição de Medianeira contou com o apoio da Lar Cooperativa Agroindustrial. 

(Texto e fotos: Camila Catafesta) 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira