Medianeira: 11ª Conferência Municipal de Assistência Social aborda garantia de direitos no fortalecimento do SUAS

1.576

Publicada 28 de Julho, 2017 às 16:56

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Nesta sexta-feira (28), a Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), está realizando a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social 2017.

Realizada a cada dois anos, o tema de 2017 é ?Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

A conferência é um espaço de debate coletivo sobre a política de Assistência Social, onde são avaliadas as ações governamentais, indicando as prioridades para a política, tanto para a parte governamental e quanto para a parte não governamental. 

Os participantes são usuários, trabalhadores da área e das organizações de Assistência Social. 

Durante a conferência são eleitos os membros não governamentais do Conselho Municipal de Assistência Social. Os membros governamentais são indicados pelo Prefeito conforme lei municipal. 

As atividades do evento são divididas em palestra e discussão em grupos, que são elaboradas as propostas para os próximos dois anos no município, também escolhe-se os representantes de Medianeira para a Conferência Estadual de Assistência Social. 

Os grupos de discussão são divididos em quatro eixos, onde cada um discute um assunto, que foram escolhidos pelo Conselho Nacional, sendo eles: 

- EIXO 1: A proteção social não-contributiva e o princípio de equidade como paradigma para gestão dos direitos socioassistenciais. 

- EIXO 2: Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS

- EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais. 

- EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais. 

Delcir Berta Alessio, é a Secretária Municipal da Assistência Social, e falou um pouco mais sobre a importância do evento: ?A participação dos usuários é muito importante, pois é nesse momento que vamos estar discutindo as políticas públicas. É um momento de avaliar como as políticas dessa área vem sendo aplicada no município. Quais são as necessidades dos participantes e da sociedade, e propor melhorias. E a população e as entidades, sugerindo melhorias e direcionamentos?. 

Uma palestra sobre o tema deu início ao encontro, feita pela Palestrante Anne, professora e assistente social da Unioeste. 

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira