Pesquisa não é profecia: não há favorito na eleição para governador do Paraná

2.739

Publicada 18 de Julho, 2017 às 09:24

Compartilhar:

Está ainda muito distante o dia em que os paranaenses tomarão o caminho das urnas para escolher o novo governador do Paraná. A eleição só se dará daqui a aproximadamente 14 meses, em 7 de outubro de 2018. Mas algumas candidaturas já estão postas e já é possível aferir as tendências do eleitorado neste momento. É claro que nenhum dos índices aqui expostos ? levantados pelo instituto Paraná Pesquisas ? é imutável. Há pela frente imponderáveis capazes de subverter completamente o cenário agora pintado. Também não há profetas ou videntes com dons infalíveis para antecipar o resultado.

De todo modo, os gráficos mostrados abaixo dizem que Ratinho Jr. (PSD) ganharia o primeiro turno, suplantando de forma apertada os adversários Roberto Requião (PMDB) e Osmar Dias (PDT). As diferenças que os separam situam-se pouco acima da margem de erro de 2 pontos porcentuais admitida pela Paraná Pesquisas. Bem mais à distância, figuram Cida Borgheti (PP) e Enio Verri (PT), sem chances de virem a disputar o segundo turno.

Considere-se, pois, que neste início de julho de 2017 existem tão somente três candidatos eleitoralmente viáveis, em condições de disputar palmo a palmo o Palácio Iguaçu. Se já se pode considerar como certas e irreversíveis as candidaturas de Ratinho e Osmar, a de Requião é ainda uma incógnita, dada a probabilidade de ele vir a optar pela reeleição ao Senado.

Nesse caso, já teremos a formação de um novo cenário ? aquele em que se confrontarão diretamente apenas Ratinho e Osmar, além dos até agora fracos Cida Borghetti e Enio Verri. A saída de Requião do páreo, no entanto, não chega a afetar substancialmente a migração do eleitorado. Osmar parece se fortalecer um pouco mais com a saída de Requião (ganha 10 pontos), mas Ratinho ganha 7. Ou seja, a eleição continuaria apertada.

Olhado o panorama em que se encontra hoje, há diferenças a serem consideradas:

? Ratinho está em plena campanha, ainda embalado pelo recall da eleição a deputado estadual de 2014 (foi recordista, com 300 mil votos); pelo fato de ocupar a secretaria de Desenvolvimento Urbano, o que lhe possibilita manter contatos e conquistar simpatias entre 399 prefeitos; por estar produzindo fatos que o colocam permanentemente na mídia; e por deter o comando de dois partidos (PSD e PSC) que, juntos, formam a maior bancada na Assembleia Legislativa.

? Osmar, por outro lado, está desde 2010 (quando concorreu e perdeu para Beto Richa a eleição de governador) afastado de atividade política intensa no estado. Durante sete anos, manteve-se recolhido numa vice-presidência do Banco do Brasil. Embora ideologicamente distante do lulopetismo, as antigas alianças que firmou com o PT, Lula e Dilma deixaram-lhe marcas negativas ? não o suficiente, porém, para comprometer a ligação tradicional que mantém com setores conservadores, como o agronegócio, capilarizado em todo o interior. A taxa de rejeição de Osmar é também a mais baixa dentre todos os postulantes (14,7%, contra 39,7% de Requião e 19,7% de Ratinho).

Ratinho Jr. se fia na recuperação da imagem do aliado governador Beto Richa (PSDB) para se manter em alta nas pesquisas. Osmar Dias, porém, poderá ser beneficiado com a ?dobradinha? que fará com o irmão-senador Alvaro, candidato à presidência da República e que certamente terá no Paraná a votação mais expressiva.

As tendências para o Senado

Na eleição de 2018, estarão em disputa duas das três vagas de senador a que têm direito todos os estados. Atualmente, representando o Paraná, ocupam as cadeiras Roberto Requião, Gleisi Hoffmann (PT) e Alvaro Dias (Pode). Os dois primeiros encerram seus mandatos de oito anos; já o terceiro, Alvaro, ainda tem direito a outros quatro.

Para disputar as duas vagas, o instituto Paraná Pesquisas foi às ruas verificar as chances de sete potenciais concorrentes ao cargo: Requião e Gleisi (que disputariam a reeleição), o procurador federal Deltan Dallagnol (sem partido), o governador Beto Richa, o deputado federal Rubens Bueno (PPS), o ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT) e o ex-prefeito de Londrina Alexandre Kireeff (Pode).

Deu Requião na cabeça (31,4%) quase empatado com Dallagnol (29,6%). Abaixo deles seguem-se Richa (22,2%). Rubens Bueno (19,5%), Fruet (14,7%), Gleisi (11,3%) e Kireeff (8%). A somatória é superior a 100% já que os entrevistados podiam indicar dois candidatos de sua preferência.

Se descartada a hipótese de o procurador Dallagnol se aventurar na disputa, melhoram as chances de Beto Richa virar senador ? principalmente se os três inquéritos que correm contra ele no STJ não o tornarem inelegível até outubro de 2018. Por outro lado, como cada chapa de candidatos a governador carrega dois nomes para o Senado, podem-se antever chances para que Bueno, Fruet e Kireeff venham a figurar como postulantes viáveis. De fora deve ficar Gleisi Hoffmann, que já declarou sua intenção de se candidatar à Câmara Federal.

Outra constatação importante da pesquisa diz respeito à melhora acentuada da imagem do governo Beto Richa. Seu pior momento foi em setembro de 2015, quando o índice de desaprovação chegou a inquietantes 72,8%, mas agora baixou para 57,4%.

Resultados

Se as eleições para governador do Paraná fossem hoje e os candidatos fossem esses:

Em quem você votaria?

Em %

Cenário 1

Ratinho Junior 36,7

Osmar Dias 34,2

Nenhum 15,5

Cida Borghetti 6,5

Não sabe 7

Cenário 2

Ratinho Junior 29,6

Roberto Requião 25,6

Osmar Dias 24,7

Nenhum 10,8

Cida Borghetti 4,4

Não sabe 4,9

Cenário 3

Ratinho Junior 38,3

Roberto Requião 31,5

Nenhum 17,4

Cida Borghetti 7,3

Não sabe 5,6

Em quem você não votaria de jeito nenhum?

Roberto Requião 39,7

Cida Borghetti 31,6

Ratinho Junior 19,7

Osmar Dias 14,7

Poderia votar em todos 8,8

Não sabe 9,9

SENADO

E se as eleições para Senador do Paraná fossem hoje e os candidatos fossem esses?

Cada entrevistado poderia escolher até duas opções

Roberto Requião 31,4

Deltan Dallagnol 29,6

Beto Richa 22,2

Rubens Bueno 19,5

Gustavo Fruet 14,7

Nenhum 11,4

Gleisi Hoffmann 11,3

Alexandre Kireeff 8

Não sabe 5

Fonte: Gazeta do Povo

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo