Melhor forma de ajudar a reduzir emissões ao meio ambiente é ter menos filhos, diz estudo

Pesquisadores fizeram revisão de 39 estudos que analisam escolhas as individuais e o seu potencial para reduzir as emissões dos gases do efeito estufa.

1.836

Publicada 14 de Julho, 2017 às 08:57

Compartilhar:

Um novo estudo publicado pela revista científica "Environmental Research Letters" aponta quais atitudes têm mais impacto na hora de contribuir para a redução de suas emissões individuais de gases do efeito estufa. Evitar ter filhos é a medida com maior resultado.

A pesquisa é uma revisão de 39 artigos, uma análise de fatores individuais relacionados às emissões dos gases de efeito estufa nos países desenvolvidos.

Além de reduzir o número de filhos, que gera uma emissão média de 58,6 toneladas de CO2 por ano, outros três fatores foram apontados como fundamentais para ajudar o meio ambiente: não ter carro, pois há uma emissão média anual de 2,4 toneladas de CO2; evitar viagens de avião, para economizar 1,6 toneladas por ano em CO2; e comer uma dieta a base de vegetais, uma redução de 0,8 toneladas anuais do CO2.

Ainda de acordo com o artigo, essas ações têm um potencial muito maior para reduzir as emissões do que as estratégias comumente promovidas: a reciclagem é quatro vezes menos eficiente do que ter uma dieta a base de vegetais, e a mudança das lâmpadas domésticas ajuda oito vezes menos.

Os autores dizem, portanto, que as políticas públicas recomendadas pelos governantes são de baixo impacto e que existem oportunidades para melhorar as estruturas educacionais e de comunicação para promover estratégias com mais eficácia.

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo