Município de Missal busca parceria com Unila para desenvolver pesquisa e identificar a incidência de Câncer

1.184

Publicada 12 de Julho, 2017 às 09:10

Compartilhar:

Representantes da Administração Municipal de Missal e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) estiveram reunidos a fim de discutir a viabilidade de desenvolver uma pesquisa, junto à população, para identificar a incidência de Câncer no município, bem como estabelecer políticas públicas adequadas na prevenção.

O Município de Missal identificou uma grande incidência de casos de câncer na população e preocupada em solucionar essa questão, ou mesmo identificar o que está causando o Câncer, doença que infelizmente já vitimou muitas pessoas, está buscando a parceria com o curso de Medicina da Unila.

Dessa forma, a Instituição vai disponibilizar os laboratórios necessários à execução das atividades de pesquisa envolvidas, bem como disponibilizar recursos humanos necessários para o desenvolvimento das ações propostas e publicar os resultados das pesquisas. 

Já o município de Missal, por intermédio da Secretaria de Saúde, deverá providenciar os insumos necessários para a realização das atividades laboratoriais e de campo. E ainda disponibilizar quadro técnico para compor as equipes de pesquisa, se necessário.

Esse é um trabalho que demanda bastante tempo de execução, análise de todos os fatores, sejam biológicos, químicos, entre outros, portanto o cronograma prevê atividades para iniciar já no mês de agosto, mas que seguem até junho de 2019. O objetivo é fazer um levantamento de 100% dos casos, com previsão de obter resultados da pesquisa até fevereiro de 2018, e a partir desse resultado estabelecer políticas públicas mais eficazes.

Por parte da Administração de Missal estão envolvidos o vice-prefeito, Eduardo Staudt, a Secretária de Saúde, Carla Teresinha Laismann, o enfermeiro, Ygor Tolotti Silveira, e do responsável pelo envio dos dados aos sistemas do Ministério da Saúde, Diego Longo. Por parte da Unila, os professores, Luiz Fernando Boff Zarpelon, Maria Leandra Terencio, Maria Claudia Gross e Robson Zazula, Thiago Andrade e Ludmila Mourão Xavier.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal