Maria Gaiteira: Conheça a trajetória musical de Irena Wandscheer

Ela conta que aprendeu a tocar o instrumento sozinha e é uma grande alegria poder animar as pessoas com a música.

6.838

Publicada 28 de Junho, 2017 às 17:10

Compartilhar:

Moradora de Serranópolis do Iguaçu há 10 anos, anteriormente residia na Linha Seca, Irena Wandscheer é natural de Porto Lucena ? Rio Grande do Sul. Chegou ao oeste paranaense porque os pais se mudaram para cá. 

Casada atualmente com João Gloss, é mãe de seis filhas. Durante muitos anos trabalhou na lavoura, e após o término de seu primeiro casamento, passou a prestar serviços como doméstica. 

A aposentada tem um dom musical muito chamativo, e foi isso que fez com que o Guia Medianeira fosse até a casa de Irena saber um pouco mais sobre isso, ela é gaiteira, e anima festas e outros eventos com seu acordeon. 

E sabe como ela aprendeu a tocar o instrumento, sozinha: ?Eu tinha duas filhas já, fiquei grávida de gêmeas, a Roseli e a Rosane, nesse meio tempo me fechava no quarto e ficava até a madrugada ensaiando, até que aprendi a tocar. Sentia muita vontade de aprender, e insiste e aprendi. O acordeon era do meu ex marido?. 

Desde então, nunca mais parou de tocar: ?Nunca toquei bailes, animo uma festinha ou outra. Mas toquei muito em rádios, o Lourivaldo Farias, radialista, me levava e eu tocava, e minhas filhas cantavam?. 

As principais influências musicais dela são Teixirinha e Mary Terezinha, músicas mais gauchescas e raízes. Também garante que toca outras coisas, como Alemão do Forró. 

Para ela, aprender a tocar acordeon tem um significado importante: ?Para mim foi uma alegria muito grande. Minhas filhas aprenderam a cantar junto comigo, e tem uma delas que hoje em dia canta e toca teclado, ela tem até cd e dvd?. 

Conhecida regionalmente, por seu apelido, Maria Gaiteira não é apenas seu nome artístico: ?O Lourivaldo Farias, me deu esse apelido artístico. Eu sempre ia na rádio tocar com ele, ia nos interiores fazer programas de rádio com ele. Para não me chamar pelo nome, ele me chamava de Maria Gaiteira, e pegou o apelido. Quase ninguém me conhece pelo nome?.

Uma das apresentações mais marcantes para ela, foi quando levou suas filhas para participarem de seu primeiro festival: ?Eu toquei aquela música ?Me dê um chimarrão de erva boa? e elas cantaram, e ganharam primeiro lugar. Foi um dos momentos mais bonitos. Também foi uma grande alegria o dia que toquei em Medianeira, na festa junina do comércio?. 

Encontramos Maria Gaiteira na frente da Marassol Confecções, fazendo uma apresentação na última sexta-feira, quando aconteceu a festa junina do comércio local.

Alegre e cheia de disposição, quando alguém a convida para se apresentar, ela se anima ainda mais: ?Me sinto tão feliz quando me convidam. Fico tão feliz quando posso ir. Esses dias animei uma festa, foi muito divertido, isso é emocionante, poder alegrar as pessoas. A música te traz sentimentos bons. Alguns dias atrás também visitei um senhor que estava um pouco triste e doente, eu pedi se ele queria que eu tocasse, ele disse que sim, a impressão é de que aquilo deu um animo maior nele?. 

Para finalizar ela deixou agradecimentos a todos aqueles que conhecem seu trabalho: ?Em especial a Sandra da Marassol, que me chamou para animar essa Festa Junina que foi muito legal, e já estou aprendendo novas músicas para tocar lá. E também a Doutora Romy que me emprestou o vestido para eu poder ir na Festa Junina?. 

Maria Gaiteira aceita convites para animar eventos, e o telefone para contato dela é o (45) 9 9139-0359.

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Serranópolis do Iguaçu