III Marcha Contra as Drogas movimenta centro de Medianeira

4.107

Publicada 27 de Junho, 2017 às 11:10

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na manhã desta terça-feira, foi realizada a III Marcha Contra as Drogas no centro de Medianeira. 

O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal, SESC, Cooperativas, comércio em geral, clubes de serviços, grupos de apoio, e Polícia Militar. 

Em seu terceiro ano, a marcha conta com a participação ativa da população de nosso município e de toda a região. Além das escolas e colégios de Medianeira, também estiveram presentes colégios das cidades de Missal, Itaipulândia e Santa Helena. 

Antes da Marcha acontecer, um teatro sobre as consequências da drogas foi apresentado na Igreja Matriz, e logo após os participantes seguiram para a Avenida Brasil, onde percorreram todo o centro do município com cartazes, e também apresentação de dados estatísticos sobre os efeitos colaterais e números de usuários e crimes cometidos por conta das drogas. 

O Padre Leandro (Batata), é o coordenador da Marcha, e também responsável pelo Recanto Parque Iguaçu, e definiu a importância do evento: ?A luta contra as drogas é constante, a força do tráfico e das drogas é muito grande, e isso está presente em nossa sociedade. E como sociedade de bem, devemos lutar contra isso, o bem tem muita força e capacidade. Precisamos lutar pela vida, e essa é a intenção da Marcha, chamar atenção da sociedade para nos esforçamos por quem amamos e enfrentar o problema das drogas?.

Em sua terceira edição, a ação vem tomando cada vez mais força, tudo isso graças as parcerias e o apoio da população: ?Graças a Deus a Marcha vem crescendo, primeiro ano tivemos em média 500 pessoas, no ano de 2016, quase lotamos a Igreja Matriz, nesta edição faltou um pouquinho de espaço. As pessoas estão aderindo esta luta. Também contamos com parceiros, como a Secretaria da Educação do Municipio, o SESC, entidades, empresas, famílias, sociedade num geral. O evento vem crescendo e sobretudo precisamos somas esforços para lutar e vencer?, comenta o Padre.

O trabalho continua, e o Padre deixa um recado para todos: ?Agora você pai, você mãe, façam sua parte, cuide de quem você ama. Hoje em dia, a nossa sociedade está vivendo um momento em que os problemas são apenas de cada um. Somos uma sociedade do bem, e devemos lutar pelo bem comum, marchar contra as drogas é um problema de todos. Não deixe a dor da droga chegar na sua família para lutar contra isso?.

A atividade acontece em alusão ao dia 26 de junho, estipulado pela Organização Mundial da Saúde (ONU) como o Dia Internacional de Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. A dependência química é uma doença crônica e incurável, caracterizada pelo consumo compulsivo de drogas lícitas e ilícitas, trazendo para o dependente (o adicto), sua família e para a sociedade em geral dores imensuráveis. Por mais que as drogas sejam atraentes e prazerosas no início, a realidade do vício é bem diferente. O dependente químico passa por uma experiência terrível de angústia, insegurança, medo e necessidade constante de usar a droga, colocando-a como foco e centro de sua vida. 

Consequentemente, ela prejudica todos os âmbitos da vida do sujeito: familiar, profissional, lazer, espiritual, enfim, afeta sua vida de forma geral e em consequência a de sua família também, que se tornam codependentes e sofrem junto. Muitas destas famílias são destruídas durante esse processo. A magnitude do problema do uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país.

Redação Guia Medianeira com informações Recanto Parque Iguaçu

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira