Conseg Medianeira recebe carta constitutiva e é oficializado

2.208

Publicada 22 de Junho, 2017 às 09:57

Compartilhar:

Na noite de ontem, quarta-feira (21), na Associação Comercial de Medianeira, ACIME, o Conselho Comunitário de Segurança de Medianeira recebeu a Carta Constitutiva. 

A carta foi entregue pelo Coronel Nerino Mariano de Brito, Coordenador Estadual dos Conselhos de Segurança do Paraná, que também estava representando a Secretaria de Segurança do Estado. 

?Estamos aqui para auxiliar o Conselho de Segurança de Medianeira, naquilo que for necessário, naquilo que houver dúvidas em relação as demandas. O Estado se faz presente para facilitar o andamento dos trabalhos?, explicou o representante. 

Em seu discurso, o Coronel frisou a importância da criação dos conselhos de seguranças, as melhorias e benfeitorias que isso pode trazer a população e localidades ao qual for instalado, bem como, citou exemplos de lugares que já tiveram bons resultados com a implementação de conselhos de segurança. 

Ele também citou uma lista de possíveis fontes para que sejam arrecadados recursos financeiros para a sustentação do Conseg, bem como as ações que serão propostas. 

?Se olharmos as experiências estrangeiras, vemos que a Polícia não consegue trabalhar sem a participação efetiva da sociedade. A exemplo países como Canadá, Inglaterra, e o próprio Estados Unidos que muda um pouco sua forma de trabalho, a sociedade é imperiosa nos segmentos e destinos que ela mesmo dita. Os agentes das leis absorvem essas demandas, o que for liberado pela sociedade é implementado para melhorar os resultados. A importância de um Conseg em Medianeira não é apenas importante, mas sim fundamental para auxiliar as Polícias, tanto Civil quando Militar, para conseguir resultados para coexistência pacifica e harmoniosa de seus cidadãos?, definiu o Coronel.

O Coordenador também exemplificou o trabalho dos Conselhos do Estado: ?Nós vemos que os municípios estão abrindo os olhos para a importância de um Conseg. Por si só o município, estado, e a própria união, não consegue dar cabo, não há olhos para todas as demandas com particularidades. Quando a sociedade entra, mostra, dita e auxiliar os organismos oficiais para concepção de objetivos, isso torna o trabalho das Polícias mais fáceis porque as operações se tornam pontuais. Há uma estatística comprovada que nos corrobora, aonde há existência de um Conseg, há uma redução drásticas nos índices de criminalidades, por razões obvias. Quando a sociedade se organiza, coloca barreiras e obstáculos para os infratores da lei agirem em determinado local, esses infratores buscam lugares com mais facilidade. Isso é um passo importante e fundamental que Medianeira está dando, e com certeza a Polícia agradece e muito mais a sociedade, que sentirá os resultados?. 

Moramos em uma região de fronteira, o movimento acaba se tornando maior, bem como fluxo de criminalidade também: ?Existem vários motivos que demandam uma preocupação maior em regiões de fronteira, grande circulação de dinheiro, grande assédio de marginais, gama de tipos penais reinantes em um ambiente de fronteira. Se a sociedade não se organizar fica muito difícil os organismos policiais darem respostas efetivas. Por si só, Medianeira tinha urgência para essa organização e reputo hoje, como uma data emblemática para essa cidade no tocante ao combate da criminalidade ?.

Concluindo, o Coronel destacou a importância da ajuda da sociedade junto ao Conselho de Segurança de Medianeira: ?O Conselho só irá atingir seus objetivos com a participação maciça da sociedade, se isso não acontecer fica difícil entendermos quais são os reclamos, quais são as demandas, quais são as necessidades. Havendo essa participação as autoridades tenham uma ótica pontual dos problemas e uma visão macro de tudo que está acontecendo na cidade. Portanto os resultados são lógicos e nítidos a quaisquer olhos?.

Além da entrega da Carta Constitutiva, houve a posse da diretoria. Vilmar Alberton é o Presidente e falou um pouco do momento significativo: ?O encontro de hoje foi muito bom, tivemos uma explanação do Coronel Nerino a respeito das ações de outros Conseg?s que estão sendo feitos no Paraná, e isso é muito relevante, bem como, as formas de recursos financeiros para buscarmos?. 

A primeira reunião do Conselho de Segurança de nosso município já está marcada, e será no dia 08 de agosto, enquanto isso a diretoria irá trabalhar internamente: ?O que amarrava um pouco nosso trabalho era a Carta Constitutiva, agora com ela em mãos, nós vamos poder iniciar os trabalhos. Garanto que a diretoria já está trabalhando em ideias para o planejamento estratégico financeiro do Conselho. Pretendo que este planejamento esteja pronto para a esta reunião, para termos um norte, e essa gestão saber para onde irá seguir até o final dela?. 

Além da diretoria eleita, há os membros natos do Conselho de Segurança, que são eles: Delegado da Polícia Civil Denis Merino, Capitão Damião da Polícia Militar, Capitão Fischer do Corpo de Bombeiros, o presidente exemplificou a relação do Conselho com esses membros: ?Sem os membros natos não há como o Conseg ter uma boa funcionalidade. Nós somos um canal de comunicação da sociedade medianeirense com as autoridades de segurança do nosso município.

Também é importante que integramos mais pessoas, toda a comunidade de Medianeira está convidada a participar, todas as entidades de classe também estão convidadas, quanto mais pessoas nos tivermos participando do Conselho de Segurança do Município, mais ideias irão surgir, mais demandas irão surgir, e mais assertivas serão as decisões do Conselho junto as autoridades do município?. 

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira