Melhor palestrante do Brasil, Carlos Hilsdorf encerra Conexão Empresarial 2017

1.826

Publicada 21 de Junho, 2017 às 09:37

Compartilhar:

Na noite de ontem, terça-feira (20), no Clube União Social, a última noite do Conexão Empresarial consagrou o evento com a palestra, daquele que é considerado no meio empresarial, um dos melhores palestrantes do Brasil, Carlos Hilsdorf.

Com a palestra ?Construindo a melhor versão do futuro?, o palestrante iniciou fazendo uma apresentação com fogo e explicando o significado dessa descoberta. 

Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, autor e consultor de empresas e profundo pesquisador do Comportamento Humano, Carlos Hilsdorf, falou um pouco mais sobre o seu perfil e sobre os temas abordados na palestra: ?Sou alguém que tem profundo amor por aprender. O verdadeiro palestrante é um professor que escolheu dar aula no formato palestra. O professor é um aluno que escolheu nunca deixa de ser aluno, alguém apaixonado por continuar aprendendo e que tem o prazer especial de compartilhar aquilo que aprende ao longo do caminho. 

As palestras começaram na minha vida aos 16 anos de idade, fui um palestrante bastante precoce em uma época em que essa atividade era feita sempre por pessoas com mais idade cronológica. Hoje tem muita gente começando mais jovem, e agora com a geração Y, teremos palestrante com 17, 18 anos, ou seja, eu antecipei uma tendência. 

A nossa conversa é sobre comportamento e negócios, vamos dar uma olhada rápida na dinâmica do que está acontecendo no mundo, as macrotendências e como elas definem o modelo atual. 

E fundamentalmente, como é que o nosso comportamento se adequa ou não, a este momento e as oportunidades que existem. Temos uma tendência muito grande em ficarmos presos, inclusive em um momento como este em que o Brasil passa por tantos abalos sistêmicos, na parte política, social e econômica. É natural que fiquemos presos em mecanismos de defesa, e passamos a agir como vítimas do processo, e precisamos agir como empreendedores, que transformam o mundo ao seu redor. 

Nenhum empreendedor pergunta se as condições vão ser ideias ou não, ele parte do sonho que ele tem de fazer algo novo e diferente, de transformar o mundo ao seu redor, vê quais são as circunstancias disponíveis e faz com que aquilo que estão disponíveis. 

A palestra é uma discussão e reflexão sobre essa postura, que diante da vida, é vencedora?.

Outro assunto de destaque do palestrante é a globalidade e transmissão de informação através de redes. Os novos formatos de negócios e as oportunidades que isso criam para todos os empreendedores: ?Nós somos glocais, temos um negócio que pode estar situado em qualquer local, e ao mesmo tempo ser global, e isso é extraordinário, ganhamos essa dimensão de não depender do mercado local única e exclusivamente, e da mesma forma temos a oportunidade de cantar as belezas do local, da região, e fazer disso um produto para universo inteiro. Trago do mundo para dentro de casa e levo do quintal de casa para o mundo inteiro?.

Sobre a importância do associativismo, Carlos garante que é fundamental, o motivo é a nova era que estamos vivendo, a era do discernimento: ?Passamos por várias eras, as duas mais recentes foram a era da informação e a era do conhecimento e agora estamos entrando em uma nova era, a era do discernimento. Descubro que não importa saber, e sim ter discernimento, ou seja, se eu sei e não pratico esse conhecimento não estou sabendo o que fazer com isso. 

A primeira coisa que se descobre quando se atinge, por menor que seja, um nível de discernimento é que dadas as características do mundo atual, que é um mundo que fundamentalmente trabalha rede, é impossível fazer qualquer sozinho. 

É preciso envolver mais gente, que significa gerar mercados, criar nichos, crias clusters, gerar representatividade. Isso é o pressuposto de dois fenômenos que sempre existiram no mundo, só que agora se tornam condições sine qua non, o cooperativismo e o associativismo. 

As pessoas descobrem que não se é associado de uma associação comercial para ter acesso a dados simples, estamos associados para enxergar o futuro, para criar o futuro e descobrir como é que cada um de nós tem condições de fornecer subsídios para o outro, para entender a realidade e crescermos todos juntos. O associativismo e o cooperativismo são dois pilares fundamentais na nossa era, assim como a tecnologia e a capacidade de trabalhar coletivamente?. 

A primeira edição do Conexão Empresarial foi um sucesso, grandes nomes realizaram palestras que deram a chance de empresários locais adquirirem novas experiências e levar para dentro de seu cotidiano novos formatos, novas ideias, novas maneiras de melhorar o seu negócio.

O presidente da ACIME, Lucas Ghellere pontuou a consagração do evento: ? Encerramos com chave de ouro o nosso Conexão Empresarial 2017, com o melhor palestrante do Brasil, que veio trazendo uma palestra dinâmica, para que possamos deixar um gostinho de quero mais, e já planejando para os próximos anos. Tive a oportunidade de conversar, nas últimas semanas, com muitos associados, e cada um deles trazia uma experiência de acordo com o que ouviu e viveu aqui, nessas três palestras. 

Isso nos enche de alegria, porque esse era o nosso objetivo, fazer com que nossos empresários vivenciando a experiência de outras pessoas, pudessem trazer aqui para a nossa realidade bons exemplos, inspirações e abrir um pouco os nossos olhos para o que acontece ao nosso redor. 

Com esse acesso a experiências vivencias de grandes palestrantes, dentro desse formato de circuito de palestras, queremos popularizar esse tipo de evento. A ideia é justamente essa, que nas próximas edições, consigamos trazer palestrantes de auto nível, com enfoques diferentes, temáticas apropriadas para o dia a dia do empresário?. 

A organização do evento, também solicitou que as pessoas dessem sugestões de palestrantes para as próximas edições: ?As demandas partem do próprios empresário, e garanto que vamos atender ao máximo essas solicitações?.

O evento se tornou viável através da parceria com várias empresas do município, uma delas é a Sicredi. O Presidente, Luiz Hoflinger, falou sobre a importância de apoiar iniciativas como esta: ?A Sicredi sempre apoia iniciativas que vão contribuir com a comunidade, principalmente, em um momento em que precisamos ter mais esperança no país. Ver palestras com conteúdo e motivação para as pessoas, é muito importante para todos. Ver esses exemplos é uma forma de nos tornamos cidadãos melhores?.

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira