AlimentaCão: Conheça mais sobre o projeto que ajuda cães em situação de rua

3.564

Publicada 20 de Junho, 2017 às 16:17

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

AlimentaCão é um projeto que consiste em ajudar animais em situação de rua, prestando assistência, bem como realizando ações de conscientização sobre os cuidados com os cachorros. Jéssica Thais Nepomucemo Carvalho é presidente do Projeto AlimentaCão e falou um pouco mais sobre ele.

Com cunho social, o projeto foi criado em outubro de 2015 por alunos de Engenharia de Produção do Câmpus de Medianeira da UTFPR. No início, eram cinco alunos e agora são 12. Todos são voluntários. 

O principal trabalho realizado é o de conscientização da população com relação ao abandono, e Jéssica explica o motivo: ?Na região da universidade, percebemos a presença de muitos cachorros abandonados e em situação de rua. Tentamos trabalhar nessa questão para que as pessoas entendam a importância de se cuidar de um animal. Outro ponto de destaque é orientamos os universitários a não alimentar os animais com comida, principalmente do Restaurante Universitário, por haver a possibilidade de prejudicar os animais?. 

Para evitar que os animais que convivem ali por perto se alimentem de comidas que não são destinadas para eles, em 2016, o projeto implantou uma bancada com água e ração para fornecer alimentação de qualidade e água aos cães. Um banco desenhado e construído especificamente para esse fim. 

Os voluntários do projeto são responsáveis pela higienização constante do banco, bem como o reabastecimento do mesmo, que é feito diariamente. O entorno também tem cuidados frequentes para evitar a proliferação de mosquitos e a transmissão de doenças. 

Além disso, eles também arrecadam dinheiro ora castração dos animais, 

que em parceria com uma empresa do segmento, recebem todos os cuidados necessários. 

Outra ação realizada dentro da conscientização é a apresentação do AlimentaCão em escolas próxima a universidade: ?Apresentamos nossas ações, também explicamos a responsabilidade que é ter um animal e consequências do abandono para os bichinhos e possíveis donos. Ao todo já palestramos para mais de 200 alunos, do Colégio Estadual Tancredo Neves e da Escola Municipal Carlos Lacerda?. 

A ideia do projeto é expandir para mais áreas do município, tanto as palestras de conscientização das escolas como o banco de alimentação e água. 

Para manter os custos do Projeto, são comercializados canecas com a logomarca do AlimentaCão, coleiras, e vale descontos em empresas parceiras da iniciativa. 

O Projeto está aberto a novas parcerias para que novas ações sejam feitas em todo o município, e conta com a sua ajuda. 

Para entrar em contato, acesse a página do facebook do projeto: AlimentaCão, e colabore com a iniciativa. 

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira