Missal está sediando encontro regional do Programa Saúde Integrativa na Escola

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Publicada 30 de Maio, 2017 às 15:41

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O município de Missal está sediando o primeiro encontro do Programa Saúde Integrativa na Escola, desenvolvido por intermédio da parceria entre Itaipu Binacional, Programa Cultivando Água Boa e Associação dos Municípios Lindeiros. O encontro foi na terça-feira, dia 30 de maio, na Assemi (Associação dos Servidores Municipais de Missal) e envolveu representantes de Ramilândia, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia e Missal.

São 06 representantes de Missal, 05 de Itapulândia, 14 de São Miguel do Iguaçu, 13 de Medianeira e um representante de Ramilândia. Os facilitadores da atividade são Roberto Almeida, médico, professor da Unila e Cristina Arakaki, bacharel em Direito, consultora em práticas restaurativas. Eles representam a empresa Neoethos, que atua com desenvolvimento humano sustentável e estabeleceu essa parceria com a Itaipu Binacional.

Programa Saúde Integrativa

O programa de Educação Ambiental Saúde Integrativa na Escola objetiva desenvolver competências (conhecimentos, habilidades, atitudes) nos professores das escolas municipais da BP3 (Bacia do Paraná 3) para terem o benefício de maior energia e saúde e, desta forma, poder atuar como exemplaristas e promotores da saúde integrativa, transformando suas escolas ou comunidades de aprendizagem e alfabetização em saúde num referencial sustentável de educação e promoção de saúde integrativa, tanto para estudantes quanto para a comunidade de pais, vizinhos e amigos da Escola.

As escolas são importantes locais de educação para a vida, de alfabetização em saúde e podem ensinar a integração entre educação e saúde, entre o saber e o fazer incentivando gerações mais lúcidas e com mais discernimento nas escolhas do seu estilo de vida. Para este desafio os professores são fundamentais, pois devido à revolução da internet e amplo acesso à informação, os professores ensinarão cada vez mais pelos exemplos pessoais do que pela transmissão de informações.

O programa será desenvolvido em duas fases: Fase 1 e a primeira etapa da fase 2 em 2017, segunda etapa da fase 2 em 2018.

Fase 1: Engajamento dos professores ? escola

Encontro 1: Autoexemplo ? Otimizar nos professores participantes as competências para a promoção exemplarista dos princípios da saúde integrativa.

Encontro 2: Conexão ? Otimizar nos professores participantes as competências para formar e manter redes de compartilhamento dos princípios da saúde integrativa. Monitoramento: Acompanhamento das atividades que estarão acontecendo nas escolas

Fase 2: engajamento dos alunos ? Comunidade

Encontro 3: Inovação ? Otimizar nos professores participantes as competências para inovações pedagógicas que promovam o processo de ensino-aprendizagem dos princípios da saúde integrativa.

Encontro 4: Sustentabilidade ? Otimizar nos professores participantes as competências para a sustentabilidade de uma cultura de saúde integrativa na comunidade em torno da escola.

Fonte: Assessoria

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