Seminário de Desenvolvimento Territorial é realizado em Medianeira

Uma ação do Programa Oeste em Desenvolvimento, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), CEiiA e outros parceiros.

1.624

Publicada 23 de Maio, 2017 às 10:38

Compartilhar:

Na manhã desta terça-feira (23), a primeira etapa de uma ação de formação de gestores e líderes, através do programa Oeste em Desenvolvimento, iniciou-se em Medianeira. 

O seminário faz parte de uma ação de formação dentro do PTI chamada ConectaDel, que está sendo feita em todos os municípios que compõe o programa Oeste em Desenvolvimento, são 54 cidades da região oeste. 

A estratégia inicia-se com dois cursos, um de formação em atuação municipal, que tem como objetivo formar gestores e lideranças locais para entenderem o processo de planejamento municipal e atuar nesse sentido em suas cidades, e o outro curso é chamado de promotores em desenvolvimento territorial, que tem como objetivo trabalhar a elaboração de projetos para serem co-financiados pelo PTI e entidades parceiras. 

?Essa é uma estratégia do programa Oeste em Desenvolvimento, que envolve a Caciopar, que é a coordenadora das Associações Empresariais e Comerciais da região oeste, juntamente com o SEBRAE, AMOP. São 64 parceiros dentro desse programa, que é um programa de governança, de estratégia em desenvolvimento territorial no oeste do Paraná. Agora estamos levando estes cursos, até onde existe a necessidade de formar pessoas, de gerar capacidade para o processo de planejamento do município?, explica Abner Geraldo Picinatto, representante do PTI (Parque Tecnológico de Itaipu). 

Irão ocorrer outras etapas, até outubro deste ano, o inicio são os seminários, que estão acontecendo hoje em diversas cidades, entre elas: Medianeira, Cascavel, Assis Chateaubriand e Marechal Candido do Rondom. Em um segundo momento, serão realizadas oficinas, sendo trabalhado algo mais prático, trazendo exemplos práticos da região e do Brasil. 

A programação de hoje, que está sendo realizada na Acime, consiste em debater e apresentar temas pertinentes ao assunto, voltado principalmente ao empreendedorismo territorial, tecnologia e inovação. 

Para falar sobre o assunto, Catarina Selada, que é diretora do City Lab do CEiia- Centro de Engenharia e Desenvolvimento desde 2016, tendo anteriormente assumido função de Coordenadora da área de Cidades da INTELI ? Inteligência em inovação, centro de inovação. Tem participado em diversos projetos nacionais e europeus na área do desenvolvimento das cidades e territórios, como foco na criatividade, inovação, sustentabilidade e governança. 

Catarina é coordenado da plataforma Smart Cities Portugal e responsável pelo projeto Índice de Cidades Inteligentes 2020, tendo sido gestora da Rede RENER- Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes. Foi designada Personalidade do Ano Smart Citie Live 2016, pelo Conselho Estratégico da AIP ? Associação industrial Portuguesa. É membro do Júri da iniciativa ?Prêmio Município do Ano? da Universidade do Minho. É formadora e palestrante em diversos seminários e workshops tendo participado em várias ações no Brasil. 

Já, Pedro Fontinha, é colaborador do CEiiA ? Centro de Engenharia e Desenvolvimento no âmbito da atividade do City Lab. Neste contexto, coordenou o processo de criação do Cluster Smart Cities Portugal e participa na concepção, implementação e operacionalização do centro de ?Urban Science? e Observatório de Cidades. 

Trabalhou na INTELI ? Inteligência em Inovação, centro de inovação, desde 2014, na área de Business Development. Foi responsável pelos contatos institucionais com autarquias e empresas. Participou da gestão da Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes e da plataforma colaborativa Smart Cities Portugal. Geriu relações da RENER com a RECI- Rede Espanhola de Cidades Inteligentes e integra a equipe do Índice de Cidades Inteligentes 2020. 

Pedro Fontinha, explicou o principal objetivo de participarem dessas ações: ? Demonstrar projeto muito importantes para o desenvolvimento do país de Portugal, através das redes de cidades que fomos desenvolvendo. Inicialmente, na ótica da partilha das boas práticas e de experiências municipais, mas sobretudo também, fazer um esforço para unir todos os agentes que estão ligados ao desenvolvimento dos territórios, para que em conjunto possam procurar as funções para os desafios do futuro, basicamente esse é o nosso trabalho, e isso que queremos apresentar no Brasil, especialmente hoje em Medianeira, e tentar contribuir para o desenvolvimento territorial do Brasil?. 

Exemplo do trabalho realizado, são os resultados positivos apresentados e vistos em Portugal: ?São resultados positivos porque os municípios sempre funcionaram por si, cada área era uma área e não havia interação e partilha de problemas e funções que existem. E hoje vivemos uma realidade, que é cada vez mais fundamental trabalharam e cooperar, e mesmo dentro de cada município é fundamental que pessoas de diversas áreas trabalhem de uma forma transversal na busca dessas funções para os desafios do futuro. Sem trabalhar de forma conjunta é muito difícil obter resultado?, conclui. 

Dentre os temas abordados, podemos citar: empreendedorismo de valorização territorial; espaços de criatividade, inovação e empreendedorismo: incubadoras e fab labs; clusters, sistemas regionais de inovação e arranjos produtivos locais; territórios como laboratórios vivos; casos de estudos: espaços criativos em cidades e vilas portuguesas: Cluster Smart Cities Portugal; Cluster Agro-Alimentar; Cluster Turismo. 

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira