Comunidade da Linha Saltinho realiza Novena para comemorar 100 anos de aparição de Nossa Senhora de Fátima

A novena está sendo celebrada com a participação de várias comunidades vizinhas e encerra com a união de todas em uma missa.

3.200

Publicada 11 de Maio, 2017 às 10:05

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Neste ano, a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima está completando 100 anos. Para homenagear o momento tão importante, a Comunidade da Linha Saltinho, juntamente com outras comunidades realizaram uma Novena para comemorar o centenário. 

Nossa Senhora de Fátima (ou formalmente Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, na freguesia de Fátima, em Portugal.

De acordo com os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, a primeira aparição da Virgem Maria terá ocorrido no dia 13 de maio de 1917 e o fenômeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (excetuando-se o mês de Agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917.

A aparição mariana identificou-se como sendo "a Senhora do Rosário", tendo sido, por esse motivo, feita eclesiasticamente a combinação dos seus dois títulos e o que deu origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Segundo os relatos, a mensagem que a Virgem Maria apresentou em Fátima foi, na verdade, um insistente pedido de oração, nomeadamente a oração do Santo Rosário.

O seu principal local de devoção é o próprio Santuário de Fátima, situado na cidade homónima, no concelho de Ourém, em Portugal.

A novena visa relembrar as previsões e aparições que Nossa Senhora de Fátima fez. 

Nezita Vendrame, moradora da Linha saltinho, conta que é algo que nunca foi presenciado pela comunidade. Além disso, a união de várias comunidades na realização da novena, torna tudo ainda mais especial. 

Cada noite há um tema propostos, e cada noite uma comunidade vizinha participa da novena, na noite de ontem, quarta-feira, a Linha Ouro Verde acompanhou a novena. 

A comunidade da Linha Saltinho faz um agradecimento especial ao Padre Gringo, que é devoto de Nossa Senhora de Fátima e deu todo o auxilio necessário para a preparação e participou celebrando missas durante a novena. 

Toda as comunidades que participaram da programação recebem os agradecimentos da comunidade. A novena iniciou-se na última quinta-feira, com a participação da comunidade de Maralúcia participando. Na sexta-feira (05), Comunidade de Nossa Senhora do Carmo, no sábado (06), Comunidade São Francisco, no domingo (07), Comunidade Santa Catarina, na segunda-feira (08), Comunidade Linha Sávio, na terça-feira (09) Comunidade São Bernardo, na quarta-feira (10) Comunidade Ouro Verde, na quinta-feira (11), Comunidade Santa Rita, na sexta-feira (12), na Matriz e no dia 13 a novena irá para uma procissão luminosa no Bairro São Cristovão. 

No domingo, dia 14, haverá uma missa na Comunidade da Linha Saltinho com todas as comunidades que participaram da novena. Todos estão convidados. 

Ao meio dia, haverá costelãos e churrasco de carne bovina e suína, e a tarde um animado matinê. 

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira