Indiana de 101 anos celebra medalha de ouro em 100m rasos, na Nova Zelândia

1.504

Publicada 24 de Abril, 2017 às 09:18

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Aos 101 anos, a indiana Man Kaur celebrou a medalha de ouro nos 100m rasos no World Masters Games, em Auckland, Nova Zelândia, nesta segunda-feira. Aclamada pela mídia neozelandesa como um "milagre de Chandigarh" (cidade natal da idosa, no Noroeste da Índia), a atleta centenária completou o percurso em 1 minuto, 14 segundos e 58 centésimos ? bem acima da média de 10 segundos dos atletas olímpicos, mas impressionante para o desempenho de idosos.

Ela era a única competidora na categoria acima de 100 anos. A numeração no traje esportivo, 100.001, deixava clara a exclusividade: os primeiros três dígitas mostravam a categoria etária, enquanto os dois últimos evidenciavam a primeira ? e única ? atleta nela registrada.

A indiana só pôde correr depois de ser liberada no exame médico. Man Kaur lançou-se à carreira esportiva já aos 93 anos, em 2009. Dois anos depois, arrematou pela primeira vez o primeiro lugar no pódio dos 100m e dos 200m rasos voltados à sua faixa etária.

Não é a primeira vez que a indiana completa a façanha: ela já guarda 20 medalhas de corridas do Masters por todo o mundo. Sua energia se tornou uma inspiração para os demais competidores.

O incentivo partiu do filho, Gurdev Singh, que viu uma mulher de 90 anos competir no Canadá, em 2008, e decidiu "apresentar" atletismo para a mãe.

"Hesitei no começo, mas depois comecei a gostar de correr", relatou Man Kaur, que trabalhou como serva das rainhas do Marajá de Patiala antes da independência do país.

O segredo da longevidade, ela revela, é não ingerir alimentos fritos.

Fonte: Jornal Extra

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo