Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje no Brasil; saiba se você pode se imunizar pelo SUS

Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses para público-alvo

1.245

Publicada 17 de Abril, 2017 às 10:11

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começa nesta segunda-feira (17) em todo o Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é vacinar mais de 54 milhões de pessoas do público-alvo. O ministério adquiriu 60 milhões de doses para a imunização.

Nos postos de saúde estão disponpiveis gratuitamente a vacina da gripe para: pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade ? o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas ? e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis (pessoas com deficiências específicas) também estão no grupo.

Aqueles que não estão lista do SUS, mas desejam se prevenir contra a doença, podem recorrer às clínicas de vacinação particulares. Em São Paulo (SP), o preço médio do imunizante na rede privada de saúde é de R$ 170,00.

Em coletiva de imprensa realizada na semana passada para a divulgação da campanha, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que "pela primeira vez, o Brasil está vacinando os professores contra a influenza".

? São profissionais que têm contato com dezenas de alunos diariamente, ficando expostos à contaminação.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, também fez um alerta à população para que não se vacine em cima da hora.

? É importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito?, observa.

O objetivo do ministério é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. O ano de 2016 foi o primeiro em que este índice ultrapassou 90% e atingiu 93,5% de cobertura vacinal.

Vacina pode causar efeito colateral?

De acordo com o Ministério da Saúde, após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas.

O imunizante é contraindicado para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Como o vírus é transmitido?

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Por isso, a orientação do Ministério da Saúde é adotar cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Fonte: Portal R7

Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Inviolável Monitoramento

(45) 3264-1193

Rua Mato Grosso 2375

Ferragem Medianeira

(45) 3264-1332

Rua Paraguai, 1618

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo