Aproximando-se da semana mundial da doença de Parkinson, Serranópolis do Iguaçu recebe membros de associação

1.355

Publicada 07 de Abril, 2017 às 10:40

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na tarde de quinta-feira (06), na sala de reuniões da prefeitura municipal de Serranópolis do Iguaçu aconteceu um encontro entre profissionais da saúde, prefeito municipal Luiz Ferri, vice Diogo Achtenberg, portadores e membros da AMPP ? Associação Medianeirense de Portadores de Parkinson.

Você sabe o que é a doença?

A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, que é um neurotransmissor (substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas). 

A dopamina ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma automática, ou seja, não precisamos pensar em cada movimento que nossos músculos realizam, graças à presença dessa substância em nosso cérebro. Na falta dela,  o controle motor do indivíduo é perdido, ocasionando sinais e sintomas característicos, principalmente tremores.

O município de Medianeira, através de intermediadores portadores da doença, que sentiam a necessidade de ajuda, orientação e principalmente apoio da comunidade, se mobilizaram pela organização de uma associação, a AMPP.

Atualmente, estão com prédio próprio em fase de adaptação e obras, que ainda necessitam de colaborações financeiras para conclusão.

A ideia, é abranger 8 municípios da região inclusive Serranópolis, que conta com portadores de Parkinson já associados.

Depoimentos foram ouvidos e principalmente a sensibilização levantada para que as pessoas apoiem principalmente as famílias.

Conviver com pessoas com Parkinson, exige paciência, dedicação, amor e exige "empatia" (saber se colocar no lugar dela).

O principal objetivo da AMPP, é fazer com que portadores e familiares se apoiem, troquem experiências e se integrem à sociedade normalmente sem medos ou preconceitos.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Serranópolis do Iguaçu