Palestra aborda importância do Programa Oeste em Desenvolvimento para a região

995

Publicada 06 de Abril, 2017 às 15:01

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O vice-presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento e diretor executivo da Frimesa, Elias José Zydek, fez uma mini-palestra a associados e demais convidados na Acime, na terça-feira (04), para explicar sobre o programa, ações e trabalhos para desenvolver a região, que contempla os 54 municípios do Oeste paranaense.

Representando as cooperativas, Elias enumerou os projetos que estão em andamento, para fomentar o desenvolvimento da região ? objetivando beneficiar e desenvolver a macrorregião, gerando oportunidades de trabalho, sendo viável e sustentável. "Estamos lutando para o Paraná ser livre de doenças animais, dentre elas a Febre Aftosa, gradativamente sem vacinação até 2020 ? no Brasil e na América do Sul. Também lutamos pelo destino de dejetos e destino de animais mortos nas propriedades, criando tecnologias para seu aproveitamento. Outro trabalho envolve logística, pela duplicação da BR-277 até Curitiba, redução do valor dos pedágios, ampliação da rede ferroviária pelo transporte de cargas e passageiros na nossa região. Na infraestrutura, recentemente tivemos uma grande conquista: entramos em consenso para instalar um aeroporto regional, numa área entre Cascavel, Toledo e Tupãssi ? ficando cerca de 20 quilômetros de distância de cada um desses municípios. Outro dilema muito discutido é o destino do lixo urbano, um problema ambiental e de saúde pública. Além de estimularmos a instalação de pelo menos cinco Parques Tecnológicos, dentre eles o de Medianeira, futuramente instalado no antigo Parque de Exposições Tancredo Neves", enumerou o diretor executivo da Frimesa.

O QUE É - O Programa Oeste em Desenvolvimento é uma ação de governança regional que busca promover o desenvolvimento econômico da região por meio de um processo participativo, fomentando no território a cooperação entre os atores, públicos e privados, para o planejamento e a implementação de uma estratégia de desenvolvimento integrada. Atua em eixos estruturantes de base territorial, tecnológica e inovadora, eleitas através de levantamento de dados do perfil socioeconômico e demográfico-empresarial da região Oeste do Paraná.

Com a proposta de estabelecer estratégias de desenvolvimento nos 54 municípios contemplados nesta região do Paraná, torna o ambiente favorável para a criação e a evolução dos negócios, de modo sustentável, por meio de acesso a novas tecnologias e mobilização para a inovação. A coordenação do programa é composta por representantes de várias entidades, como AMOP, SEBRAE, FAEP, Emater, Itaipu Binacional, PTI Foz do Iguaçu, Sindicatos Rurais, Universidades, Cooperativas, Associações Comerciais e Administrações Municipais.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira