Unidades de saúde de Serranópolis do Iguaçu, contam com duas Câmaras de Vacinas

2.067

Publicada 03 de Abril, 2017 às 17:39

Compartilhar:

Novidade para muita gente, o acondicionamento correto de vacinas, não é tão simples quanto pode parecer.

Atualmente, o município de Serranópolis do Iguaçu conta com duas Câmaras Frias (uma para cada unidade de saúde), específicas para armazenamento, controle e total segurança de vacinas. Segurança também, para os profissionais da saúde, que sonhavam há muito tempo com este investimento, indisponível ainda, na maioria dos municípios da região. 

Este equipamento em questão, é produzido pensando na total eficácia, para manter as propriedades do material acondicionado, que deve ser mantido sempre entre 2 e 8 graus.

Todas as vacinas ficam em gavetas isoladas, o que impossibilita entrada de ar quente, todas as vezes que a porta precisa ser aberta. Esta mesma porta, possui sistema automático para fechar sozinha, bem como um sistema de alarme, caso algum objeto esteja impedindo o seu fechamento.

Um pendrive é responsável por arquivar todo o histórico de temperaturas registradas, que são conferidas uma vez por semana.

O mais impressionante é o sistema de segurança da câmara, que aciona um alarme para três números de celulares cadastrados, em caso de queda de energia. Sua bateria, possui autonomia para segurar a temperatura por até 12 horas, porém, com 6 horas de ausência de energia as providências já precisam ser tomadas, como remanejamento das vacinas para outro local refrigerado. As salas de vacina inclusive, precisam manter ar condicionado ligado 24 horas, para segurar uma temperatura ambiente de pelo menos 18 graus.

Vale lembrar, que em caso de perda ou inutilização de vacinas por danos causados por queda de energia ou má acondicionamento, a responsabilidade total é do município.

A enfermeira Tereza Riboldi, conta das dificuldades que enfrentavam quando precisavam monitorar as temperaturas com geladeira convencional e do quanto esperavam por este investimento.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Serranópolis do Iguaçu