Galinha que mora em sala de aula é usada por professor para ensinar

Dorotéia faz parte de método de professor em escola municipal de Palmas. 'Ela foi a ideia mais legal do professor', conta uma aluna.

1.569

Publicada 29 de Março, 2017 às 09:56

Compartilhar:

Os alunos de uma escola municipal de Palmas contam com a presença de uma integrante especial desde o início de 2017. É a galinha Dorotéia que passou a morar dentro da sala de aula. O professor Francisco David usa a ave para ensinar as crianças em diversos conteúdos de forma didática, além de ensino relacionado ao respeito ao próximo.

A galinha circula livremente por todos os espaços da escola. Ela entra e sai do ambiente quando quer. O animal chegou a instalar o ninho dentro da sala de aula e ganhou um cantinho especial. Os estudantes, ansiosos para ver a família crescer, contavam os dias e marcavam de um por um no calendário.

A ave faz parte de um método de ensino do professor, que apaixonado por ensinar faz do fato inusitado um benefício. "Além do lúdico, tem a interdisciplinalidade que envolve todas as disciplinas. Isso ajuda muito as crianças entender o conteúdo", explica.

O aluno Gustavo Silva de 8 anos, conta o que aprendeu após a chegada da galinha. "Aprendemos o que é vertebrado e invertebrado. Vertebrado é que tem ossos e invertebrado é que não tem", explica.

O nascimento

A chegada de seis pintinhos também colaborou no aprendizado. Além dos cuidados de Dorotéia, os bichinhos também são cuidados e mimados pelas crinaças. "Dar milho e água pra eles crescerem bem forte como a mãe", defende um aluno.

As crianças debatem para escolher os nomes dos novos bichos. "Brilhante, Dourado e o outro é Guerreiro", defende Ayla Melissa. "Amarelinho Jhone, Rafa e Nick, sugere outro aluno. "James, Sturt, Stil e Ben", defende Guilherme Reis.

A diretora da escola, Francisca Neri considera a ideia é fundamentada e comemora os bons resultados. "Projetos que trazem aprendizagem e crescimento para as crianças serão bem vindos", aponta. De acordo com a monitora da sala, a diferença entre os pintinhos, em relação a tamanho e cores leva para a sala de aula o pensamento de amor respeito ao próximo.

Agora, a família deve sair da sala de aula, já que precisa de um espaço maior para viver e os alunos precisam aprender a conviver com a saudade. "A gente vai ficar triste, por que ela foi a ideia mais legal do professor", conta uma aluna.

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo