Pontos de Carona Solidária são instalados para facilitar vida de universitários

Novidade nas últimas semanas, a instalação de dois pontos de carona movimentou os curiosos de plantão.

9.768

Publicada 22 de Março, 2017 às 15:18

Compartilhar:

Em dois pontos da cidade (um na Av. Brasil próximo a rodoviária, outro também na Av. Brasil próximo a UTFPR) foram instaladas placas de pontos de carona solidárias. 

A ideia era algo em tramitação dentro do Diretório Central de Estudantes há algum tempo, esse ano foi possível viabilizar.

Vinicius Welter Goulart é presidente do DCE, e falou sobre quais passos foram seguidos para a implantação dos pontos: ?Em conversa com um ex aluno que trabalha com placas, Silas Reinato Ferrão, ele passou o orçamento e de que forma ficaria melhor, e ainda nos fez a doação das duas placas. Quando as placas chegaram, fomos a Polícia Militar e após até o departamento de trânsito, onde o Coronel Mauro Alves Pinto autorizou e disponibilizou os postes e a colocação das placas?. 

A necessidade dos pontos de caronas solidárias é decorrente ao trecho, muitos estudantes utilizam a ajuda para chegar até a universidade, bem como diminuir o tempo de percurso: ?Os horários de ônibus do município são restritos e acabam não atendendo totalmente a demanda?, explicou Vinicius. 

O responsável pela MedTRans, Coronel Mauro Alves Pinto, disse que foram procurados pelos alunos da UTFPR, membros do DCE que trouxeram a ideia: ?Eles expuseram a ideia, pedimos para ver as placas, achamos interessante e importante, e resolvemos apoiar. Nós fixamos toda a estrutura e autorizamos a colocação. Entendemos que o poder público tem que aprovar as boas ideias e incentiva-las e dar uma estrutura necessária como possível?, explicou o Coronel. 

A Carona é algo comum nos trechos de instalação, e Mauro define o que a implantação das placas significou: ?Sempre víamos alunos pedindo carona nesses locais. A ideia ficou disciplinada, é seguro para quem oferece a carona e para quem recebe a carona. Esperamos que o DCE tenha mais ideias para que possamos apoiar?. 

O presidente do DCE deixa um recado para todos: ?A vida financeira de um estudante é algo complexo, muitas vezes eles precisam morar longe da universidade por conta dos custos, ou ainda, se deslocaram até o centro para pagar contas, fazer compras, entre outras coisas, a carona é essencial para alguns. A maioria são estudantes de fora, que estão longe de suas famílias. E acredito que toda a ajuda que fizemos retorna para nós. Pedimos para que os motoristas deem uma força para os alunos e ajudem a melhorar o cotidiano em que vivemos?. 

O DCE não para por aí, em andamento estão outros projetos que podem melhorar e facilitar a vida dos estudantes, bem como dos moradores de Medianeira. Em uma das empresas juniores, implantada na incubadora da instituição, a STAFF, está fazendo um projeto, que deverá ser apresentado na secretária de administração: ?O projeto é um ponto de ônibus, com placas solares para abastecer uma lâmpada com sensor de presença. A parte elétrica é a TESLA que está realizando. A Copel também terá que autorizar a implantação do projeto. O local serão os pontos de caronas, que ajudaram os motoristas a verem os estudantes, bem como os ônibus também?, explicou o presidente. 

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira