Aranhas devoram 800 milhões de toneladas de presas por ano

Quantidade é maior do que a ingerida por homens e baleias; dieta consiste em insetos

1.693

Publicada 16 de Março, 2017 às 09:14

Compartilhar:

Aranhas podem devorar até 800 milhões de toneladas de presas por ano, tornando-as um dos predadores mais vorazes do mundo, segundo pesquisa divulgada esta semana pela Universidade de Basel, na Suíça.

O cardápio dos aracnídeos é formado principalmente por insetos, mas ocasionalmente espécies tropicais aparecem na refeição, como rãs, lagartas, peixes e pequenos mamíferos.

Há mais de 45 mil espécies de aranha vivendo em todo o planeta. Somadas, elas pesam cerca de 25 milhões de toneladas e matam entre 400 e 800 milhões de toneladas de preso anualmente.

Eu comparação, todos os seres humanos na Terra consomem aproximadamente 400 milhões de toneladas de carne e peixe a cada ano, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O apetite das aranhas supera mesmo o das baleias, que oscila entre 280 e 500 milhões de toneladas de presas por ano.

Juntas a outros animais insetívoros, como formigas e aves, as aranhas ajudam a reduzir significativamente a densidade populacional dos insetos ? destaca o autor principal da pesquisa, o zoólogo Martin Nyffleler. ? As aranhas dão assim uma contribuição essencial para manter o equilíbrio ecológico da natureza.

Noventa por cento das vítimas de aranhas consistem em insetos e animais semelhantes a eles, de acordo com o estudo, publicado na revista "The Science of Nature".

Nyffleler ressalta que as aranhas matam muito mais insetos nas florestas e pastagens do que em outros habitats. Seu impacto é menor nas áreas agrícolas, porque as terras cultivadas com manejo intensivo não são favoráveis aos aracnídeos.

Fonte: O Globo

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo