IPTU: Saiba mais sobre sua importância, formas de pagamento e investimentos

1.839

Publicada 10 de Março, 2017 às 10:24

Compartilhar:

Já se perguntou qual a importância do IPTU? Para onde o dinheiro vai? Por quê você deve manter a sua contribuição em dia?

São perguntas que o Secretário de Finanças, Carlos Alberto Caovilla esclareceu em conversa com a Redação do Guia Medianeira. 

?Estar em dia com suas obrigações perante ao seu município é um dos pontos principais, mas não único. Ouro ponto a ser destacado é que qualquer solicitação de documento para vendas, transferências, modificações, entre outras coisas referentes ao seu imóvel, só podem ser requeridos se você estiver em dia com a sua contribuição?, explicou o Secretário. 

Ele também explicou para onde são destinados os valores arrecadados: ?A aplicação do IPTU é direcionada para melhorias nos serviços públicos, ou seja, você contribuinte está ajudando no desenvolvimento de Medianeira?. 

- 15% é destinado para a saúde

- 25% é destinado para a educação

- 60% é destinado para obras, melhorias em infraestrutura, entre outros. 

No último ano, o número de imóveis no município teve um crescimento em torno de 6%. 

Pagamento IPTU 2017 

Esse ano o responsável pela entrega dos carnês são os Correios. O prazo requerido para que cada carnê seja levado até a casa dos medianeirenses é final do mês de março: ?Após esse período, pedimos que o contribuinte procure um das Agências do Correio para retirar seu carnê?, explica Carlos. 

O primeiro carnê vem com o valor total, para pagamento á vista, com vencimento para o dia 7 de abril, para essa forma de pagamento há um desconto de 10%. 

Para quem deseja pagar o valor total até o dia 20 de abril com 5% de desconto, ou através de parcelamento, é necessário ir até a Prefeitura Municipal com o carnê em mãos. 

O parcelamento pode ser feito em até 6 vezes, com primeiro vencimento de parcela no dia 20 de abril. Não há desconto nessa opção. 

Os locais de pagamento são todos os bancos, loterias e nos Correios.

Para quem tem débitos de anos anteriores é possível pagar o IPTU 2017 normalmente, e após isso obter um parcelamento de outros anos. 

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira