Mulheres podem engravidar durante a gravidez, confirma novo estudo

4.453

Publicada 08 de Março, 2017 às 09:43

Compartilhar:

Esqueça tudo o que você aprendeu sobre educação sexual, por mais absurdo que possa parecer, em um capricho assustador do corpo humano, em circunstância especiais, uma mulher pode continuar a ovular durante a gestação e engravidar de outra criança, algo conhecido como ?superfetação?

Uma mulher pode ter dois fetos se desenvolvendo ao mesmo tempo, em estágios diferentes de desenvolvimento, mas antes de entrar em pânico, isso é realmente muito improvável de acontecer.

Na realidade, esse fenômeno só aconteceu 10 vezes na literatura cientifica. Muitas alegações de dupla gravidez foram desbancadas, mas de acordo com os pesquisadores, pelo menos 10 dessas alegações são reais, com evidências cientificas para comprovar.

Em 2009, uma mulher de Arkansas, EUA,  ficou grávida depois de já estar em gestação duas semanas e meia antes. Ambos os bebês foram concebidos de forma saudável por cesariana em 2 de dezembro, com um bebê 15 dias  mais prematura do que o outro.

E em 2015 , um casal australiano deu à luz duas meninas que tinham 10 dias de intervalo de idade ao nascer.

Mas como isso pode acontecer?

A superfetação é um fenômeno relativamente comum em outras espécies de mamíferos, incluindo ratos, coelhos e cavalos. Muitas vezes esses mamíferos possuem mais de um útero para facilitar a gestação, ou as vezes o ciclo menstrual da fêmea continua mesmo depois da gestação.

Mas com os seres humanos a superfetação é um fenômeno realmente raro, isso por que quando se inicia a gestação, o corpo da mulher bloqueia ativamente uma segunda gravidez, com hormônios e mudanças físicas.

Por alguma razão, na superfetação a mulher continua a ovular. O espermatozoide que conseguir transpassar o opérculo que bloqueia o colo do útero durante a gestação, pode conseguir fecundar algum ovulo. Além disse o ovulo fecundado precisa se fixar, um processo realmente muito complicado em uma mulher que já está em gestação, sem mencionar os problemas de espaço.

Resumindo, para um mulher engravidar durante a gestação é preciso acontecer três coisas realmente improváveis, por isso é um fenômeno muito raro em nossa espécie.

Ao contrário dos gêmeos ? que ocorrem quando um ovo fertilizado se divide em dois, ou quando dois ovos são fertilizados por dois espermatozoides ao mesmo tempo ? a superfetação leva a uma mulher que já está grávida, um feto adicional que é mais jovem do que a gravidez existente.

Fonte: Science Alert

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo