Uma em três brasileiras diz ter sido vítima de violência no último ano

1.104

Publicada 08 de Março, 2017 às 09:38

Compartilhar:

Cerca de 30 milhões de mulheres já sofreram algum tipo de violência sexual, segundo dados da pesquisa "Violência Sexual ? Percepções e comportamentos sobre violência sexual no Brasil" foi divulgada nesta segunda-feira (12). O estudo foi realizado em julho de 2016 pelo Instituto Patrícia Galvão e pela Locomotiva, entrevistando 1.000 pessoas, do sexo feminino e masculino. 

Os números mostram dados alarmantes sobre o cenário de violência sexual: 49% dos entrevistados dizem ter presenciado ou ficaram sabendo de alguma mulher que foi vítima de ato sexual indesejado em relação não consentida. Entre os atos estão ser beijada a força ou ter sido forçada a fazer sexo contra a vontade, por exemplo.

Além disso, o estudo aponta situações contraditórias: 28% das entrevistadas afirmam que já sofreram algum ato sexual indesejado em relação não consentida. No entanto, apenas 2% dos homens admitem que cometeram algum tipo de violência. 

Após ter sofrido algum tipo de violência, a mulher deve procurar uma DDM (Delegacias de Defesa da Mulher) para registrar o ocorrido. No entanto, segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados dizem acreditar que as vítimas não contam com o apoio do Estado para denunciar o agressor.

Além disso, 67% dos entrevistados afirmam que os homens que comentem violência sexual o fazem por "não conseguirem controlar os impulsos". Outro motivo para o abuso, segundo 58% dos entrevistados, seria o uso de drogas ou bebidas alcoolicas e 32% afirmam que a prática pode acontecer pelo fato do agressor possuir algum problema mental. 

Ao perguntarem apenas para as entrevistadas mulheres, a pesquisa mostra que o principal sentimento ao levarem uma cantada na rua é medo. A maioria das mulheres relatou sentimentos negativos, como nojo, raiva, impotência etc. 

Fonte: R7

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo