São Miguel do Iguaçu: Conheça Elenice Daminelli, secretária de Finanças

1.673

Publicada 23 de Fevereiro, 2017 às 10:08

Compartilhar:

Projeto de comunicação externa criado pela Assessoria de Comunicação Social.

Elenice Ines Marques Daminelli, 49 anos, nasceu em Bandeirantes ? região norte do Paraná, e mudou-se com a família para São Miguel do Iguaçu aos 11 anos. É formada em pedagogia, mas nunca atuou. Adquiriu experiência na área financeira durante os 30 anos em que atuou em uma instituição bancária. 

Para ela, trabalhar no serviço público não é muito diferente do que trabalhar na área privada. "O bancário tem muitas metas e é muito cobrado, aqui a gestão também é complicada. Quem vê de fora pode achar que é fácil, mas a burocracia exige paciência dos envolvidos. Há vezes em que fornecedores não compreendem, acham que um pagamento demora por mal vontade, mas todos as etapas precisam ser rigorosamente seguidas", exemplifica.

À Secretaria de Finanças cabe administrar toda a economia do Município. Nela estão os departamentos de Nota do Produtor Rural, setor que alimenta o cadastro dos produtores rurais no sistema da Receita Estadual e fiscaliza a emissão de nota de compra e venda; Tributação, Fiscalização e Cadastro, faz o controle da arrecadação de impostos como IPTU e IPVA; Contabilidade, que elabora notas de empenhos e controla a execução orçamentária; e Tesouraria, efetua pagamentos. 

A secretária aponta que cada pedido é rigorosamente avaliado. ?É preciso colocar na balança o custo real daquele serviço e o benefício que vai gerar à população. Ela brinca que a palavra "não" é a mais dita em sua secretaria já que quando se trata de dinheiro público é necessário ser transparente e não deixar expectativas. "Na situação que vivemos hoje, nem tudo pode ser feito e muita coisa a gente infelizmente não autoriza", comenta Elenice. 

Sobre o dia a dia na secretaria, ela cita que o telefone não pára de tocar. Ela mantém contato diário com o prefeito para coletar assinaturas, informar os pagamentos da semana e se inteirar das prioridades da Administração. "O nosso desafio cumprir as metas fiscais, não extrapolar o orçamento e arrecadar para honrar pagamentos com fornecedores e servidores", pontua. A cada quatro meses, a Secretaria de Finanças promove uma audiência pública para prestar contas aos vereadores e à população do andamento dos gastos.

"Durante 30 anos, atendi muita agente no banco. Talvez esse relacionamento e minha capacidade tenham contado na hora de ser escolhida pelo prefeito Claudio Dutra para conduzir esta secretaria", finaliza. 

 Serviço: Secretaria Municipal de Finanças

Rua Vânio Ghellere, 64 - Paço Municipal Abel Bez Batti, 2º andar. 

Telefone: 3565-8169

E-mail: [email protected]

Facebook: Prefeitura de São Miguel @prefesmi

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | São Miguel do Iguaçu