Empresa medianeirense vence a etapa estadual do prêmio MPE Brasil

>> publicidade : ver novamente <<
Medianeira
16 de Fevereiro, 2017 2.092

Publicado em: 16/02/2017 às 14:39

A SWA Sistemas foi a vencedora do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil) na etapa estadual referente a 2016. A empresa competiu com outras 100, nesta que é a categoria mais concorrida - Serviços de Tecnologia de Informação.

PUBLICIDADE
Porém esta não foi a primeira vez que a SWA competiu. Tudo começou em 2010, fruto da insatisfação dos resultados que a empresa vinha conquistando. "Todo ano registrávamos crescimento de faturamento, pessoas e clientes, mas os resultados financeiros não cresciam na mesma proporção. Quando respondemos pela primeira vez o questionário que é baseado no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) e recebemos o diagnóstico, começou a ficar claro o que tínhamos que melhorar", conta um dos sócios da SWA, Leandro Scalabrin.

A partir de então a empresa passou a trabalhar nas áreas deficientes apontadas pelo diagnóstico até chegar a vitória na última edição.

Mas não foi por acaso que o empresário conheceu o Prêmio. Segundo Scalabrin, a participação ativa nos movimentos associativos propiciou esse contato. "Desde o início, a empresa participou ativamente dos movimentos associativos, pois sempre acreditamos que juntos poderíamos crescer mais rápido e com maior solidez e foi participando do Núcleo de Informática, da Associação Empresarial de Medianeira (Acime) e da Associação de Empresas de Tecnologia e Comunicação do Oeste do Paraná (IGUASSU-IT), apoiados fortemente pelo Sebrae, que nos foi apresentado o MPE", explica.

Aprendizado
Scalabrin acredita que o maior desafio, dentro de qualquer empresa, é desenvolver o engajamento da equipe, afinal eles são os primeiros clientes. 

"Quando buscamos qualidade, não basta apenas os proprietários buscarem, todos as pessoas precisam querer, e este acredito ser o maior desafio: criar uma cultura de busca por qualidade, procurar entender e atender as necessidades dos usuários, fazer a diferença, surpreender. Quando a equipe entende o processo, as coisas ficam mais fáceis, e o prêmio é apenas um indicador de que estamos evoluindo."

O associado ainda frisa que "no mercado competitivo no qual disputamos contratos com grandes empresas nacionais e internacionais, acredito que o comprometimento e responsabilidade em atender aos clientes faz toda a diferença, para garantir a retenção dos atuais clientes e estes nos indicar e referenciar para novos."

Com o resultado conquistado na etapa estadual, a SWA está classificada para concorrer ao Prêmio Nacional, em que a empresa com melhor pontuação entre as ganhadoras dos demais estados será premiada como a melhor do Brasil. "Ganhando ou não, estar neste time seleto já é uma vitória muito festejada por nossa equipe", afirma Scalabrin.

A SWA não para por aí. O MPE é o primeiro nível do Indicador Nacional da Maturidade em Gestão (INMG), que tem pontuação máxima de 100 pontos. "O próximo objetivo é alcançar 500 pontos ", revela.

Visão
Para o empresário, é preciso estar atento para o rumo em que tudo está caminhando e começar a mudar a maneira de trabalhar. "As empresas de TIC que continuarem a vender software estarão fora de mercado, pois software vendia-se até meados de 2010. Hoje, as pessoas/empresas querem comprar solução. Posso citar como exemplos, o AIRBNB (plataforma de hospedagens online) e o UBER (prestadora de serviços na área do transporte privado urbano) são empresas de software, mas não vendem software. Portanto, penso que não apenas as empresas que estão nascendo, mas as que já possuem uma história devem reavaliar a forma que está posicionada no mercado e entender que seu cliente não quer mais comprar software, mas sim uma solução que resolva os seus problemas, o software será apenas um meio para você vender um serviço maior", analisa.

A empresa SWA, dos sócios Rafael Pagani, Jorge Loewenstein e Leandro Scalabrin, tem mais de 10 anos de mercado atuando com Sistemas de Gestão Educacional, Cooperativas de Crédito e Autoescolas e alcançou clientes em todos os estados brasileiros. É associado ao Iguassu-IT desde a sua criação e fundação.

MPE Brasil
O Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas é um reconhecimento concedido anualmente às micro e pequenas empresas que se destacam em suas categorias, cuja atuação sirva de referência no esforço de mobilização para a melhoria da competitividade em seu segmento. As empresas candidatas são avaliadas pela qualidade da gestão e pela capacidade empreendedora do empresário, por meio da utilização do Questionário de Autoavaliação, com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Após a avaliação os participantes recebem como retorno uma análise de gestão, gratuita, que aponta as necessidades de melhoria e sugere caminhos para tornar sua empresa mais competitiva.

Fonte: http://www.iguassuit.com.br/


Veja mais notícias relacionadas:
- 11:42 | SENAC Paraná contrata: Instrutor de Educação Profissional - Área de Beleza
- 17:29 | Dionisia e Guido Schwab são eleitos Casal Fritz e Frida da 16ª Deutsches Fest
- 17:05 | Compre o presente da sua mãe no comércio de Medianeira e concorra a prêmios
- 14:30 | Páscoa é festejada pela Melhor Idade em Medianeira
- 14:22 | Inaugurado no município de Itaipulândia o segundo incubatório da Lar Cooperativa
- 10:40 | Medianeira terá Passeio Ciclístico no feriado de Tiradentes
- 09:24 | Expomatelândia 2017 é sucesso de público e Negócios
- 11:20 | Medianeira: Neguinho participa da reinauguração do Fogo de Chão do CTG
Espaço Da Beleza

Av. Soledade, 2393
Acesse o Facebook do(a) Espaço Da Beleza | (45) 3264-4709 | (45) 99983-5610

Elite Monitoramento

Rua Argentina
(45) 3264-6187

Envie suas fotos ou notícias para o Guia! 045 8422 1348