Curta produzido por estudante da UNILA está entre finalistas em concurso voltado para jovens cineastas

2.156

Publicada 06 de Fevereiro, 2017 às 14:08

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Um curta-metragem intitulado Clube Stalker, produzido por estudantes da UNILA, está entre os cinco finalistas de concurso que premia jovens cineastas da América Latina. O diretor vencedor ganha uma bolsa de estudos para curso na Califórnia, e a universidade a qual está vinculado recebe o prêmio no valor de R$16.125, destinado à compra de equipamentos para a instituição. Para selecionar o ganhador, o concurso Directtv cinema+ está na fase de votação popular, que pode ser feita até o dia 20 de fevereiro, pela internet, no endereço http://br.directvcinemaplus.com/.

Segundo a diretora do filme, a estudante de Cinema e Audiovisual da UNILA, Alice Nicolau, o curta de terror psicológico nasceu da necessidade de falar sobre a violência de gênero, a desumanização das relações, além da questão de saúde mental, do trauma, da depressão e do suicídio. "A ideia do filme surgiu a partir de experiências de episódios de acosso e violência sofridos por mim, amigos e amigas. A personagem implicitamente simboliza uma jovem imigrante em um estado de estresse pós-traumático", explica Alice Nicolau.

O filme realizado pelos estudantes partiu de um roteiro desenvolvido na disciplina Roteiro II, do Curso de Cinema e Audiovisual, ministrada pelo professor Pablo Gonçalo. O roteiro passou por diversos tratamentos, e o curta foi realizado em formato de "maratona", com prazo de sete dias para realizar a pré-produção, gravação e pós-produção. A equipe do filme é formada por estudantes da UNILA dos cursos de Cinema e Audiovisual, Letras - Artes e Mediação Cultural, Relações Internacionais, Geografia e Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. O curta já foi exibido em Foz do Iguaçu, nos bairros Centro e Vila C Nova, e na Universidad Nacional de Misiones (UNaM), em Oberá (Argentina).

Concurso

O concurso elege os finalistas e o vencedor da premiação segundo critérios de seleção como originalidade do conteúdo, qualidade cinematográfica, da direção e da produção, além da pontuação que vem da votação popular pela internet. O vencedor brasileiro ainda se classifica para disputar a etapa regional, com os vencedores dos outros países participantes - Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Porto Rico, Equador, Uruguai e Venezuela -, valendo uma bolsa de estudos no curso de cinema da USC School of Cinematic Arts, em Los Angeles.

Fonte: UNILA

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano