Planta que pode ajudar no combate a Dengue invade Medianeira

9.957

Publicada 20 de Janeiro, 2017 às 10:22

Compartilhar:

Um fato curioso tem chamado a atenção dos moradores de Medianeira, desde o final do ano passado uma planta diferente tem aparecido nas ruas, próximo as árvores, flores e outros itens de jardinagem que vemos pelas ruas. 

Essa planta é a Crotalária, e tem uma função muito importante. 

Alguns já começaram a florir e suas flores são amarelas e radiantes. 

E além da beleza, a planta é um repelente natural de combate ao mosquito causador da dengue, e outras doenças, isso mesmo uma arma poderosa para o combate ao aedes aegypti. 

A Crotalária é uma leguminosa, tipicamente plantada após a retirada das produções em lavouras, um tipo de adubação verde. 

Vinda da lavoura, ela vem ganhando cada vez mais espaço nos jardins de casas e empresas. Isso porque descobriu-se nela uma poderosa arma biológica para o controle da dengue.

E como isso acontece?

A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. 

Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue. 

Mas, atenção! As outras armas de combate, como manter quintais e jardins limpos e sem água parada continuam. A Crotalária vai ajudar no combate a infestação, mas os cuidados em casa ou na empresa permanecem. Fique atento!

Como a Crotalária se desenvolve para combater a dengue?

A Crotalária Juncea cresce de 60 centímetros a no máximo 1 metro de altura. Se bem cuidada, ela floresce em até 90 dias. O manejo deve ser feito justamente nessa fase de florescimento, quando o adubo verde apresenta o máximo acumulado de nutrientes. Esse é o momento em que normalmente o mosquito da dengue já é mandado para bem longe de casa. 

Onde comprar a Crotalária?

A Crotalária pode ser encontrada em lojas de sementes e adubos  ou artigos gerais de agronegócio.  

Passo а passo dе соmо plantar е cuidar dа Crotalária

A Crotalária prefere solo fértil е locais frescos. Faça covas dе 2 cm dе profundidade, е 50 cm dе distância еntrе cada cova. Coloque еm cada cova 2 sementes dе Crotalária. Regue diariamente nа fase dо nascimento dа semente, mas tenha cuidado раrа nãо deixar о solo muіtо encharcado. 

A Crotalária requer оѕ cuidados básicos, quе geralmente tеmоѕ соm аѕ outras plantas dе nоѕѕо quintal оu jardim. Pоr ѕеr umа planta соm alta toxidade é aconselhável tеr um cuidado especial соm animais domésticos, pois caso o bicho ingira as sementes ou a flor, pode ter complicações no fígado. O ideal é manter os animais longe dа plantação dе Crotalária. 

A Crotalária ѕе adapta bem à seca е ао clima quente, mas nãо suporta о frio constante, quе pode prejudicar as plantas pequenas. Então cuide de seu jardim de Crotalárias, ela combate o mosquito da dengue e pode proteger sua família.

Conheça melhor a Crotalária Juncea, que combate a dengue

Origem: Índia e Ásia Tropical Nome científico: crotalaria junceae Ciclo vegetativo: Anual (210 a 240 dias) Fertilidade do solo: Média a alta (solos bem drenados) Forma de crescimento: Ereto, subarbustivo Utilização: Tóxica aos animais pode ser usada para adubação verde, produção de fibras e controle de mosquito da dengue Altura: Até 1 metro Precipitação pluviométrica: Acima de 800 mm Tolerância a seca: Alta Tolerância ao frio: Média Tolerância ao encharcamento: Baixo Profundidade de plantio: 2 a 3 cm.

Com informações: Blog Plante

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira