Entenda como será a escolha do novo relator dos processos da Lava Jato

Michel Temer escolherá novo ministro da Suprema Corte Relatoria da Lava Jato pode ficar para magistrado que já ocupa cargo

1.362

Publicada 20 de Janeiro, 2017 às 09:30

Compartilhar:

O destino das ações e inquéritos da Operação Lava Jato está nas mãos da presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, e do presidente Michel Temer.

Pela letra fria do regimento interno do STF, quando 1 ministro morre, todos os processos relatados por ele devem ser assumidos por quem o substituir na Corte.

Ou seja, quem for indicado para a vaga pelo presidente da República será o responsável pelo acervo. Com isso, estaria com Michel Temer a decisão sobre quem comandará as investigações da Lava Jato.

A presidente da Corte, Cármen Lúcia, pode determinar que os processos da Lava Jato sejam redistribuídos a 1 novo relator. Isso porque o atraso na escolha de 1 novo ministro colocaria em risco eventuais processos próximos de prescrições.

Para tal, Cármen Lúcia poderia considerar o momento uma excepcionalidade, a pedido da Procuradoria Geral da República. A hipótese está no 1º parágrafo do artigo 68 do regimento interno.

Este foi o cenário no STF em 3 de setembro de 2009, logo após a morte do ministro Carlos Alberto Menezes Direito.

Na ocasião, o então presidente da Corte, Gilmar Mendes, assinou uma portaria (nº 174) autorizando a redistribuição para outros ministros de uma série de processos relatados por Menezes Direito.

Entre eles estavam as ações e recursos criminais com réu preso e os casos em que havia risco de prescrição no prazo de 1 ano.

O Poder360 falou com vários ministros da Suprema Corte. ?Haverá atraso significativo?, foi o que se ouviu dos magistrados.

Nem que a presidente do STF encontre uma fórmula para rapidamente nomear um relator substituto para Teori na Lava Jato, o novo responsável pelo processo vai demorar até tomar pé das investigações.

Fonte: Poder 360.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo