Medianeira:Comunidade da Linha Mineira realiza Folia de Reis

9.555

Publicada 04 de Janeiro, 2017 às 10:59

Compartilhar:

Com o intuito de manter as tradições vivas e ensinar para os mais novos o verdadeiro significado no Natal, a Comunidade da Linha Mineira está realizando a Folia de Reis, desde o dia primeiro do ano, e vai até o dia 6 de janeiro, dia dos Reis, quando eles chegam e uma grande celebração acontece. 

A Folia dos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos ? que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) ? para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Essa história é relatada na Bíblia Sagrada, no capítulo 2 do Livro de São Mateus. 

 No Brasil, a visitação das casas,é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos, tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal como tambores, reco-reco, flauta e rabeca, além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.

Em Medianeira, o grupo formado pela Comunidade tem pessoas de todas as idades. 

Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas, segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do mestre da folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.

As canções são sempre sobre temas religiosos. 

A visita até as casas é formada por: 

? Palhaços: Que representam os espiões de Hedores, e podem dançar e fazerem palhaças apenas quando a bandeira tiver virada. 

? Bandeirista: É a porta bandeira, que leva a bandeira até os donos da casa e orienta sobre os procedimentos. 

Ao chegar a uma casa, a bandeira passa por todos os cômodos da mesma, para que seja possível abençoar a residência inteira. Os anfitriões dá casa também fazem doações, ofertas e pedidos para os Reis Magos. 

? Coro: é constituído geralmente por seis pessoas que são, ao mesmo tempo, cantores e instrumentistas o número, todavia, varia de entre as regiões. Cada membro do coro tem sua função.

? Mestre ou embaixador: é o principal personagem da folia, ou ainda chefe da folia, porque ele organiza a logística do grupo, o trajeto, horários e os instrumentos, e é o responsável por improvisar os versos cantados nas residências. Cabe aos mestres a responsabilidade de manter viva a tradição e se encarregar da transmissão oral dele, como lembra Luís da Câmara Cascudo.

Para os integrantes da Comunidade Linha Mineira, pode manter viva essa tradição é algo muito importante: ?Nós queremos passar a tradição para os mais novos, e realizar esse trabalho tão bonito que é visitar as casas levando a benção dos reis?, comenta um participante. 

No vídeo, você encontra mais depoimentos sobre a Folia de Reis, bem como mais explicações. 

Um detalhe bastante importante: Ao chegar nas casas, a caravana é recebida com muita alegria, alimentos, bebidas, e acolhimento digno de emoção. 

Um momento cultural encantador de se viver. 

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira