ACIME se reúne com setores produtivos para debater os testes geológicos previstos para janeiro de 2017

1.790

Publicada 22 de Dezembro, 2016 às 09:56

Compartilhar:

Em reunião realizada na tarde do dia 21/12/2016, o presidente da ACIME recebeu o Diretor Executivo da Frimesa, Sr. Elias Zidek, o segundo vice-presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial, Sr. Urbano Inacio Frey, o presidente do Sindicato Rural de Medianeira, Sr. Ivonir Lodi, o vereador eleito, Sr. Antonio França, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sr. José Carlos de Lima, para tratar dos testes geológicos cuja execução está prevista para o mês de janeiro de 2017.

O presidente da ACIME manifestou grande preocupação da entidade com a movimentação, já no início de 2017, de caminhões e máquinas visando a realização de testes e estudos relativos à técnica de perfuração seguida de fraturamento hidráulico para a exploração de gases e óleos não convencionais no território de Medianeira. "É nossa intenção mobilizar toda a sociedade e também os poderes constituídos a fim de se impedir que o meio ambiente, a produção alimentícia e a saúde da população sejam expostos a grave risco", anunciou o presidente da ACIME.

O Diretor Executivo da Frimesa endossou a preocupação da ACIME, explicando que o Programa Oeste em Desenvolvimento vem acompanhando a situação de tais estudos em toda a região oeste do Paraná, o que culminou com a assinatura da Carta do Oeste Parananense contra o fracking em nossas terras.

Uma vez identificados gases e óleos no subsolo de Medianeira, a técnica de exploração é o chamado fracking, ou seja, a perfuração do solo seguida de fraturamento hidráulico, a qual utiliza milhões de litros de água, grande quantidade de produtos químicos - inclusive radioativos - e possibilita o aparecimento de grandes problemas de saúde decorrentes de efluentes tóxicos e de grave contaminação dos aquíferos subterrâneos.

Em razão dos graves riscos decorrentes da atividade, a ACIME encaminhará, com urgência, solicitação aos poderes Executivo e Legislativo para a aprovação imediata de lei municipal que proíba os estudos e testes de tal natureza no território do Município.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira