Itaipu Binacional bate recorde mundial em geração de energia e desbanca China

3.919

Publicada 21 de Dezembro, 2016 às 10:13

Compartilhar:

A hidrelétrica de Itaipu, localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, atingiu na noite de ontem um novo recorde global de geração de eletricidade, de 100 milhões de MWh (megawatts-hora) em 2016, favorecida por grandes volumes de água em seu reservatório.

Os 100 milhões de MWh, uma meta estabelecida pela diretoria de Itaipu a partir de 2012, seriam suficientes para atender o Brasil por dois meses e 16 dias; ou o Paraguai, por sete anos e 17 dias, informou a binacional em nota nesta terça-feira.

No último sábado, Itaipu atingiu 98 milhões de MWh, desbancando a usina de Três Gargantas, na China, da liderança da geração hidrelétrica, segundo a assessoria de imprensa da usina. A marca foi alcançada logo após a Itaipu ter superado seu próprio recorde de geração, de 98,6 milhões de MWh, registrado em 2013.

Com chuvas favorecendo o acúmulo de água na região da hidrelétrica, Itaipu caminha para fechar 2016 com seu melhor ano de operação, tendo quebrado diversos recordes ao longo dos meses.

Com forte geração, a hidrelétrica de Itaipu tem colaborado para compensar a fraca geração hídrica no Nordeste, que sofre com chuvas insuficientes nos últimos anos.

No Facebook da hidrelétrica, um post comemorativo marcou a conquista: 

"A #Itaipu acaba de estabelecer uma marca histórica no setor elétrico mundial. A binacional é a primeira usina a ultrapassar a marca de 100 milhões de MWh de produção anual. O feito ocorreu às 23h16 desta terça-feira (horário brasileiro de verão). #itaipuenergia #usinaderecordes"

Fonte: O sul/ Facebook Itaipu

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira