Fozdo Iguaçu: TSE indefere recurso de Mac Donald e determina novas eleições

4.471

Publicada 13 de Dezembro, 2016 às 21:31

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Por quatro votos a três, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o recurso especial de Paulo Mac Donald (PDT) e determinou novas eleições em Foz do Iguaçu. 

A ministra Luciana Lóssio foi a primeira a votar. Ela analisou as duas condenações e ressaltou que, embora tenha constatado o dano ao erário, não houve comprovação de enriquecimento ilícito em ambos os casos de improbidade administrativa. Ela votou a favor do deferimento do registro, empatando o placar.

Em seguida, o ministro Herman Benjamin, relator do caso, retomou o voto anunciado no último dia 24, e insistiu pelo indeferimento da candidatura. "Se determinou a devolução do dinheiro, houve enriquecimento ilícito".

O vice-presidente Luiz Fux, por sua vez, disse que somente a condenação de dano ao erário já aponta para a inelegibilidade. Sendo assim, votou pelo desprovimento. 

Henrique Neves acompanhou o relator e indeferiu o recurso. "Não podemos fugir do que foi decidido pela Justiça comum. Eu teria dúvidas em relação à segunda condenação, mas não tenho em relação à primeira", comentou, referindo-se à ação civil pública envolvendo a contratação do cartunista Ziraldo.

Rosa Weber foi breve nas considerações e simplesmente negou o provimento. O ministro Napoleão Nunes Maia Filho votou pela absolvição de Paulo. "Penso que são dois casos distintos, um que conduz à lesão ao erário e outro ao enriquecimento. Em resumo, acompanho a ministra Lóssio". O ministro Gilmar Mendes finalizou a discussão, votando a favor do pedetista. 

Tendo em vista a maioria contrária, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve realizar novas eleições na cidade, num prazo máximo de 60 dias. Até lá, assume a administração municipal o futuro presidente da Câmara Municipal de Vereadores. 

Fonte: MassaNews

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano