Escola Angelo Darolt apresenta Festival Cultural

1.129

Publicada 29 de Novembro, 2016 às 11:17

Compartilhar:

O Festival Cultural da Escola Angelo Darolt aconteceu nesta sexta 25/11/16 no palco do Centro Popular de Cultura de Medianeira, onde foram realizadas atividades culturais de teatro, dança, música e literatura pelas crianças, professoras e funcionárias, para a toda a comunidade.

A apresentação abordou a literatura oral com a arte de contar histórias desde o cordel, os causos populares até os clássicos contos de fadas, o natal e a literatura infantil de Monteiro Lobato, tudo ilustrado com música, dança, poesia e muito bom humor. As apresentações foram fruto de experiências vivenciadas durante o ano pelos professores e os alunos durante as aulas.

A noite teve um espetáculo que começou com a revelação do segredo de uma de um reino encantado onde, dentro de uma concha, estavam guardadas todas as historias. Isso com o teatro de sombras de uma antiga lenda africana do povo zulu, trazida para o universo da literatura de cordel, do escritor Fábio Sombra, que é um gênero literário popular típico do nordeste.

Seguiu-se com a historia baseada no texto ?O Encanto do Livro? onde a Bruxa da Ignorância que representa o desprezo pela leitura e pela cultura que são deixadas de lado pelos nossos governantes, tentava destruir a Fada da Sabedoria que representa todos os que estimulam a leitura como desenvolvimento da imaginação e da linguagem da criança, como forma de comunicação entre pais e filhos reforçando laços afetivos. Do livro encantado saiam as histórias com os encantados personagens dos contos de fadas. 

Com bonecos de vara do Sitio do Pica Pau Amarelo, músicas e bonecas Emílias que dançavam, foi destacada a obra de Monteiro Lobato, bastante conhecido entre as crianças e percursor da literatura infantil no Brasil. 

Os pequenos encantaram com a clássica historia do Natal contada pela ótica das crianças e os maiores com a reflexão sobre a diversidade com poesia e a musica ?Ninguém é igual a ninguém?. 

Os traços de humor divertiram a plateia com os causos de caipiras, pescadores e serenatas, histórias divertidas que tem origem na tradição oral e fazem parte do folclore brasileiro num cenário rural, ilustrado com musica popular e uma ciranda que lembra as brincadeiras infantis.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira