Chimpanzé troca vício em cigarros por vida saudável a dois no Paraná

Ômega, como foi batizado, fumou por dez anos em um zoo no Líbano. Ao vir para o Brasil, deixou a nicotina e agora vive bem com a companheira.

1.560

Publicada 29 de Novembro, 2016 às 10:47

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O chimpanzé libanês Ômega, de 18 anos, deixou o vício em cigarros para viver um amor tranquilo com a companheira Judy, no Instituto Conservacionista Anami, na Região Metropolitana de Curitiba, onde vive hoje em dia.

Fumar foi comum ao primata em seus dez primeiros anos de vida, durante a estadia em um zoológico no Líbano, segundo o cuidador e administrador do instituto paranaense, José Tadeu Grassi. Os turistas é que o abasteciam, atirando a ele cigarros e divertindo-se com as tragadas.

"O Ômega vivia em uma jaula pequena em um zoológico lá no Líbano. O pessoal ia visitar o zoológico em grupos e sempre tinha um ou outro para lhe atirar cigarros. Aí, ele [o chimpanzé] acabava fumando. Mas, hoje, ele está muito bem", afirma Grassi.

Ômega foi transferido ao Anami há seis anos e, desde então, está livre do vício. Logo que chegou, ele passou por período de quarentena, para se livrar de vez da nicotina ? conseguiu. Depois, foi submetido a um tratamento de limpeza dentária, feito em um hospital veterinário curitibano.

"Agora ele está saudável e muito bem, sossegado. Nunca mais fumou. Fica pulando de um tronco para o outro, toda hora, pra tudo quanto é canto. Nós trouxemos a Judy de Israel, em 2012, e desde então eles vivem juntos, no mesmo recinto. Se dão muito bem", diz o administrador.

O espaço em que o casal fica tem cerca de 10 mil metros quadrados e alguns ? troncos de eucalipto e uma torre alta divertem os dois. Quando o dia acaba, eles vão a um espaço restrito, aquecido, parecido com uma casa, para dormir.

Ômega e Judy não se reproduzem, porque, como o macho foi privado do convívio dos pais quando muito novo, ele não aprendeu a ter relações sexuais. "Para reproduzir em cativeiro, eles têm que ver os pais fazendo para aprender. Como Ômega não viu, não aprendeu", explica Grassi.

O especialista garante que os anos de fumante não deixaram sequelas graves à saúde do primata asiático. "Acredito que o Ômega vai viver por muito tempo ainda. Trinta, 40, 50 anos. Não detectamos nenhum problema grave relacionado ao cigarro. No Brasil, a vida dele é normal, saudável, e tem tudo para ser muito boa", projeta Grassi.

Libertação

Membros da organização não-governamental Animals Lebanon encontraram Ômega preso em uma jaula fumando cigarros e entretendo visitantes no zoológico de Ansar, no Líbano, em 2010.

Ativistas negociaram a libertação do chimpanzé com o zoológico, hoje desativado, e conseguiram transferi-lo para o santuário em Curitiba, onde vivem 23 outros chimpanzés e dezenas de animais, incluindo macacos, cervos, flamingos e diversas aves.

O chimpanzé, de 60 quilos, desenvolveu o vício pela nicotina depois de fumar cigarros aparentemente jogados fora por visitantes. Quando era mais jovem, também fumava narguilés e divertia clientes em um restaurante libanês.

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo